Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 03 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Pol�tica

COMENTAR | CORRIGIR

opera��o lava jato

Not�cia da edi��o impressa de 04/04/2018. Alterada em 03/04 �s 23h25min

Gilmar Mendes volta ao Brasil para participar do julgamento de Lula

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes esteve, nesta terça-feira, em Lisboa participando de um seminário da área jurídica e retornaria ainda ontem ao Brasil, para votar hoje no julgamento do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Gilmar disse, porém, que sua intenção é retornar à capital portuguesa na quinta-feira, para o encerramento do evento, que é organizado pelo seu Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e pela Fundação Getulio Vargas.
“A última alternativa é o voo das 23h, da TAP”, disse o ministro a jornalistas após participar da primeira parte do VI Fórum Jurídico de Lisboa – Reforma do Estado Social no Contexto da Globalização. O evento está programado para ocorrer de ontem até quinta-feira. Para ele, retornar ao Brasil para julgar o habeas corpus é necessário, porque se trata de um “compromisso importante”. “Vocês sabem que eu estaria bem mais confortável aqui”, ponderou.
O vaivém de Gilmar Mendes está sendo classificado por seus assessores como uma verdadeira “maratona”, já que o ministro estará viajando durante a noite para o Brasil, chegando na quarta-feira pela manhã no País. Ele participa do julgamento e volta a voar durante a noite para chegar no dia 5 em Lisboa. “A gente já havia agendado tudo isso (o evento em Portugal) com um ano de antecedência”, justificou. “Eu sou o anfitrião, e teremos a presença do presidente (português) Marcelo (Rebelo de Sousa)”, acrescentou.
Ontem, o evento contaria também com a participação do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, mas ele acabou não viajando para Lisboa, porque se filiou ao PMDB para concorrer à eleição de outubro para a presidência da República.
Em seu lugar, a exposição coube ao secretário de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria do Ministério da Fazenda, Mansueto Almeida.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia