Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 12 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Opini�o

COMENTAR | CORRIGIR

artigo

Not�cia da edi��o impressa de 13/04/2018. Alterada em 12/04 �s 21h08min

Enfrentar a viol�ncia contra as mulheres

Dr. Thiago Duarte
No caso da violência doméstica e abuso sexual, que atingem muitas famílias e vitima especialmente as mulheres, a falta de médicos legistas, peritos criminais e técnicos em perícias bem como a precarização de suas condições de trabalho potencializa as chances de que abusadores e violentadores sigam impunes, muitas vezes fazendo mais vítimas. Na Restinga, bairro da periferia de Porto Alegre, com centenas de milhares de moradores, 80% das demandas do Conselho Tutelar estão relacionadas a situações de abuso sexual.
As perícias, na área médica e psicológica, são importantes para que a vítima possa ser adequadamente atendida e para que se identifique o abusador.
Centros de Referência no atendimento de casos de violência sexual e espaços como a Sala Lilás e a melhoria das condições de atendimento dos legistas são infraestruturas físicas e humanas sem as quais se torna impossível enfrentar a violência doméstica, a violência sexual a violência contra as mulheres. Faz alguns dias foi aberta a Sala Lilás de Santa Rosa, espaço para acolher as vítimas destes abusos que têm acontecido de forma recorrente até mesmo dentro do ambiente doméstico. A Sala Lilás integra a Rede de Atendimento à Mulher em Santa Rosa. Só 23 municípios gaúchos têm rede de atendimento com Delegacia da Mulher, que fica desfalcada se não houver posto de perícia médico-legal.
Estamos no período pré-eleitoral, precisamos cobrar dos pré-candidatos as várias posições nos parlamentos e nas esferas executivas um posicionamento claro quanto ao estabelecimento destas estruturas. O cidadão precisa usar seu voto para exigir de suas lideranças políticas o compromisso com projetos como a Sala Lilás, com a melhoria de condições de atendimento dos médicos legistas, com a construção e com a manutenção de Centros de Referência para o atendimento dos casos e violência sexual pelo menos em todas as cidades do Estado com mais de 20 mil habitantes.
Vereador de Porto Alegre (DEM)
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia