Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 26 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Internacional

COMENTAR | CORRIGIR

Estados Unidos

Not�cia da edi��o impressa de 27/04/2018. Alterada em 26/04 �s 21h16min

Maioria dos norte-americanos defende voto direto para presidente

A maioria dos norte-americanos afirma ser a favor de uma mudança na Constituição para que passe a vencer as eleições à presidência dos Estados Unidos o candidato que tiver mais votos, e não o que ganhar no colégio eleitoral, segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela Pew Research Center.
Atualmente, o presidente dos EUA é eleito de forma indireta: ganha quem tiver mais votos no colégio eleitoral, formado por delegados, que costumam votar de acordo com a inclinação do estado a que pertencem. Cada estado tem um número diferente de cadeiras - e alguns pesam mais do que outros.
O atual mandatário, Donald Trump, por exemplo, teve menos votos populares do que a democrata Hillary Clinton, assim como George W. Bush contra Al Gore, em 2000, e outros três presidentes no século XIX, mas todos acabaram eleitos.
No total, 55% dos norte-americanos defendem que vença o voto popular. O percentual já foi mais elevado no passado e atingiu o pico de 62% em 2012.
Mas, após a vitória de Trump, em 2016, entrevistados que se identificaram como republicanos mudaram de opinião. Antes, 54% deles defendiam a mudança para uma eleição direta. Depois que Trump venceu, esse percentual baixou para 27%. Agora, a maioria se consolidou, e mais republicanos voltaram a apoiar a mudança.

Com margem apertada, Senado aprova Pompeo como secret�rio de Estado

O Senado dos EUA aprovou, nesta quinta-feira, a nomea��o de Mike Pompeo como secret�rio de Estado, encerrando uma dura batalha para confirmar o principal posto diplom�tico do pa�s. Ele conseguiu a nomea��o por 57 votos a 42, com o aval de apenas seis democratas e um independente que, em geral, vota com a oposi��o.
Um ano antes, Pompeo havia sido confirmado para a dire��o da CIA (ag�ncia de intelig�ncia) com o voto de 14 democratas e um independente. Historicamente, secret�rios de Estado s�o confirmados com grandes maiorias bipartid�rias, mas o resultado atual � uma mostra das divis�es em Washington.
Pompeo foi anunciado em mar�o para substituir o ex-secret�rio Rex Tillerson. Por�m, foi alvo de duros questionamentos por seu temperamento, suas vis�es do uso militar da for�a e por um hist�rico que, segundo os cr�ticos, inclu�a declara��es incendi�rias sobre mu�ulmanos quando era membro do Congresso.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia