Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 02 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Internacional

COMENTAR | CORRIGIR

Costa Rica

Alterada em 02/04 �s 23h31min

Carlos Alvarado derrota pastor e � eleito presidente

O�ex-ministro Carlos Alvarado, 38 anos, do governista Partido da A��o Cidad� (centro-esquerda), foi eleito presidente da Costa Rica depois de derrotar o pastor evang�lico Fabricio Alvarado no segundo turno das elei��es, no domingo.
Com 95,04% das urnas apuradas, ele liderava o pleito com 60,79% dos votos v�lidos, contra 39,21% do rival do Partido Restaura��o Nacional (direita). O comparecimento foi de 67% dos cerca de 3 milh�es de eleitores.
A disputa foi declarada irrevers�vel �s 20h05min (23h05min em Bras�lia). Minutos depois, Fabricio ligaria para Carlos e admitiria a derrota. "N�o vencemos, mas podemos aceitar esse resultado de cabe�a erguida", disse. O resultado contraria as pesquisas, que indicavam uma disputa apertada entre os dois. Carlos tamb�m reverteu a vantagem de Fabricio no primeiro turno (21,6% contra 24,7%).
A elei��o foi dominada pelo debate sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Dias antes do primeiro turno, a Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), com sede em San Jos�, capital costa-riquenha, orientou o pa�s a admitir os matrim�nios.
A decis�o impulsionou a candidatura do pastor, contr�rio �s uni�es, levando-o ao segundo turno. Por�m, tamb�m fez com que o eleitorado mais � esquerda optasse pelo ex-ministro, que aprofundou sua defesa do veredicto da CIDH e do Estado laico, al�m da uni�o do pa�s e da renova��o pol�tica ap�s uma elei��o muito polarizada.
Jornalista e cientista pol�tico, Carlos Alvarado ocupou as pastas do Desenvolvimento Social e do Trabalho, ficando respons�vel pelos programas de apoio � popula��o mais pobre do governo de Luis Guillermo Sol�s (2014-2018).
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia