Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 02 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Internacional

COMENTAR | CORRIGIR

�frica do Sul

Not�cia da edi��o impressa de 03/04/2018. Alterada em 02/04 �s 23h31min

Winnie Madikizela-Mandela morre aos 81 anos

Winnie Madikizela-Mandela, ativista antiapartheid e ex-mulher do primeiro presidente negro sul-africano, Nelson Mandela, faleceu�ontem,�aos 81 anos, segundo sua assistente pessoal Zodwa Zwane. Uma nota da fam�lia informou que Winnie morreu em paz ap�s idas e vindas a hospitais desde o in�cio do ano. "Ela sucumbiu pacificamente nas primeiras horas da tarde desta segunda-feira, cercada por sua fam�lia e por entes queridos."
A ativista estava internada no hospital Milkpark, em Johannesburgo. Ela foi casada com Mandela durante os 27 anos em que ele ficou preso na Robben Island. Nesse per�odo, lutou incansavelmente pela sua liberta��o e pelos direitos de sul-africanos negros, sofrendo anos de deten��es, proibi��es e pris�o pelas autoridades brancas. "Ela lutou valentemente contra o estado de apartheid e sacrificou sua vida pela liberdade do pa�s", afirmou nota do porta-voz Victor Dlamini.
A reputa��o de Winnie sofreu uma deteriora��o quando Mandela a demitiu do cargo de ministra em seu governo, em 1995, sob acusa��o de corrup��o. Eles se divorciaram no ano seguinte, e ela passou a usar o sobrenome Madikizela-Mandela. Em entrevista a um jornal ingl�s, ela atacou Mandela, morto em dezembro de 2013, afirmando que ele "amoleceu na pris�o e vendeu a causa negra".
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia