Sobre o Autor
Laura Gluer, professora universitária e publisher no Café Combustível Foto: /ARQUIVO PESSOAL/DIVULGAÇÃO/JC

Laura Glüer

Jornalista, professora universitária e publisher no Café Combustível

Café - A bebida que conecta

O café é, hoje, muito mais do que uma bebida, é um elemento de conexão entre as pessoas. No Brasil, já é a segunda bebida mais consumida, perdendo apenas para a água. O hábito de consumir café vem crescendo em cafeterias, ambientes de trabalho e residências. Cresce, também, a fatia de público que busca no café uma experiência sensorial diferenciada, à semelhança do que já aconteceu com outras bebidas, como a cerveja e o vinho.
É a chamada Terceira Onda do Café (Third Wave of Coffee), que surgiu, no início dos anos 2000, como um movimento que passou a ter como foco a excelência do produto. Informações como notas sensoriais, origem, altitude, cultivo e método de processamento, além dos aspectos técnicos do preparo e da sustentabilidade são fatores importantes nesta terceira onda. Podemos dizer que este é um momento de consumo mais criterioso do café, que sucedeu uma primeira onda, caracterizada pela massificação do consumo da bebida no mundo, e uma segunda onda, mais voltada à gourmetização.
No RS, a maior parte das cafeterias ainda está na onda da gourmetização, mas já é possível encontrar espaços reservados à experiência sensorial da bebida, com destaque para as pequenas torrefações e cafeterias que oferecem diferentes tipos de cafés nacionais e importados, preparados em métodos variados.
O que importa é que as cafeterias são muito mais do que espaços para se tomar café. Tornaram-se ambientes de trabalho e encontro de pessoas, locais agradáveis, acolhedores e seguros, sem formalidade, que permitem conforto e instigam a criatividade. Com redes Wi-Fi, mesas comunitárias e tomadas constituem uma alternativa aos escritórios tradicionais.
A plataforma Café Combustível surgiu com a proposta de trazer conteúdos sobre o café e sua relação com o tempo e a vida. Reúne informações de coffee lovers, coffee geeks e profissionais do ramo. No último dia 14 de abril - Dia Mundial do Café -, intensificamos a divulgação da plataforma.
Este é um projeto de empreendedorismo que ganha forma a partir de uma paixão antiga: circular por cafeterias e experimentar sabores diferenciados. O projeto ainda está no início, mas esperamos que ele se consolide. E convidamos todo mundo a compartilhar suas experiências cafeinadas com a gente e a seguir nossas mídias. Afinal, quem não tem o café como um combustível em sua vida?
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( )
Deixe um comentário

Publicidade
Mostre seu Negócio