Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Esportes

- Publicada em 27 de Abril de 2018 às 13:01

Del Nero se diz surpreso com banimento da Fifa e vai recorrer

Os advogados de Marco Polo Del Nero criticaram a decisão da Fifa e disseram que vão recorrer à Corte Arbitral do Esporte (Cas).
Os advogados de Marco Polo Del Nero criticaram a decisão da Fifa e disseram que vão recorrer à Corte Arbitral do Esporte (Cas).
O primeiro recurso será enviado ao Comitê de Apelação da Fifa, que dificilmente mudará a decisão. Em seguida, eles vão entrar com um pedido de anulação da condenação no Cas.
Com sede na Suíça, a corte regula disputa entre partes que não estejam no mesmo país, como comitês olímpicos, federações esportivas, clubes e atletas.
O tribunal é um órgão independente das entidades de administração.
Segundo o escritório Bichara e Motta Advogados, "é com surpresa e indignação que o senhor Marco Polo Del Nero e seus advogados recebem a decisão proferida hoje pela FIFA".
Na nota, os advogados de Del Nero afirmam que "o Comitê de Investigação da entidade não foi capaz de produzir qualquer prova de seu envolvimento em esquemas de corrupção" durante o processo.
"Por isso, a defesa recorrerá e tem a convicção de que a punição de primeira instância será reformada mediante análise por tribunal independente e não sujeito a interferências externas", acrescentou.
Na manhã desta sexta (27), o cartola brasileiro foi banido pela Fifa. No comunicado, a Câmara de Arbitragem do Comitê de Ética considerou Del Nero culpado por suborno e corrupção, oferecer e aceitar presentes e outros benefícios e conflito de interesse.
Além da punição, o cartola terá que pagar uma multa de 1 milhão de francos suíços (cerca de R$ 3,5 milhões).
Del Nero foi investigado pela Fifa com base nas denúncias feitas por autoridades dos EUA que o acusam de participar de um esquema de recebimento de propina com outros cartolas da América do Sul na venda de direitos de torneios no país e na América do Sul.
Apesar do discursos dos advogados de Del Nero, as chances do cartola brasileiro reverter a punição são mínimas. Nenhum dirigente punido pela Fifa neste escândalo de corrupção foi absolvido pelo Cas.
Nos quatro meses em que ficou afastado da CBF para se defender, Del Nero não deixou o país. Ele teme ser preso e extraditado para os EUA.
Em janeiro, ele foi ouvido pelos investigadores da Fifa por vídeo conferência. A opção por ficar no país agravou a situação do cartola na investigação.
A CBF ainda não se pronunciou sobre o banimento do cartola. Até 11h desta sexta, Del Nero constava como presidente da entidade no site da confederação.
Veja o comunicado do comitê de ética da Fifa:
"A câmara adjudicatória do Comitê de Ética independente baniu por toda a vida o Sr. Marco Polo Nero, presidente da confederação brasileira (CBF), de todas as atividades relacionadas ao futebol (administrativas, esportivas ou qualquer outra), tanto em nível nacional quanto internacional.
A investigação contra o Sr. Del Nero foi aberta em 23 de novembro de 2015 e refere-se, "inter alia", a esquemas em que ele recebeu subornos em troca de seu cargo na concessão de contratos para empresas para os direitos de mídia e e marketing de vários torneios de futebol, incluindo a Copa América, a Copa Libertadores da América e a Copa do Brasil.
A câmara adjudicatória concordou com as recomendações da câmara de investigação e considerou o Sr. Del Nero culpado de ter violado o art. 21 (Suborno e corrupção), art. 20 (Oferecer e aceitar presentes e outros benefícios), art. 19 (lealdade) e art. 13 (Regras gerais de conduta) do Código de Ética da FIFA.
Como consequência, o Sr. Del Nero está banido por toda a vida de todas as atividades relacionadas ao futebol (administrativa, esportiva ou qualquer outra), tanto a nível nacional e internacional. Além disso, uma multa no valor de de 1 milhão de francos suíços foi imposta a Del Nero.
A decisão foi notificada a Del Nero hoje, e a proibição entrou em vigor imediatamente após a notificação."
Folhapress
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO