Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 17 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Esportes

COMENTAR | CORRIGIR

Gest�o de futebol

Not�cia da edi��o impressa de 18/04/2018. Alterada em 17/04 �s 21h09min

Apoiado por Del Nero, Caboclo � eleito para comandar a CBF

Paulista teve o aval de 25 das 27 federa��es

Paulista teve o aval de 25 das 27 federa��es


/LUCAS FIGUEIREDO/CBF/DIVULGA��O/JC
Com o aval de Marco Polo del Nero, o paulista Rogério Caboclo foi eleito ontem como novo presidente da CBF. Ele vai comandar a entidade a partir de abril do próximo ano para quatro anos de mandato. Atual diretor executivo de Gestão, ele obteve 135 votos. As federações do Rio de Janeiro e de São Paulo, que não homologaram a chapa, votaram no novo presidente.
Apenas Flamengo (abstenção), Corinthians (branco) e Atlético-PR (ausente) não votaram em Caboclo. "Da minha parte, prometo muito trabalho. Minha gestão terá dois pilares, que serão eficiência e integridade", disse o novo mandatário em seu discurso. "Desafios não me assustam. A CBF mudou de patamar nos últimos anos. É uma grande empresa privada agora", acrescentou.
Caboclo assume o cargo com a missão de limpar a imagem da CBF, abalada com os escândalos de corrupção dos três últimos presidentes - Del Nero, José Maria Marin e Ricardo Teixeira. Na eleição, ele foi candidato único num pleito definido nos bastidores.
Desconhecido do torcedor, o cartola nunca apresentou publicamente os seus projetos para comandar a entidade. Rejeitado pelos presidentes de federações até o final do ano, o paulista de 45 anos conseguiu a vitória após receber o apoio formal de Del Nero, afastado do comando da CBF desde dezembro. O dirigente é acusado pelo FBI de receber propina na venda de direitos de torneios e deve ser banido pela Fifa até o final do mês.
Sem chance de continuar no comando da CBF, Del Nero apressou o processo para fazer o seu sucessor e conseguiu. Na gestão atual, Caboclo cuida das finanças da entidade e é o responsável por negar os pleitos por mais verbas dos cartolas. No seu discurso, ele fez questão de elogiar o seu mentor e desejar "toda sorte aos desafios que enfrenta".
Para homologar uma chapa na eleição, o candidato precisa ter o apoio de oito federações e cinco clubes. Ao registrar a sua chapa, ele conseguiu o apoio de 25 das 27 federações e inviabilizou a oposição. Nascido em São Paulo, Caboclo é advogado e administrador de empresas. Ele começou a sua carreira de cartola aos 26 anos, como conselheiro vitalício, no Conselho Deliberativo do São Paulo.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia