Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Campeonato Gaúcho

- Publicada em 08 de Abril de 2018 às 18:10

Grêmio quebra jejum de oito anos e é o novo campeão gaúcho

Foi a 37ª vez o Estado foi pintado de azul preto e branco

Foi a 37ª vez o Estado foi pintado de azul preto e branco


LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA/Divulgação/JC/
A 37ª conquista regional do Grêmio foi um passeio. Depois do 4 a 0 feito na Arena, o time da Capital foi até Pelotas e aplicou mais uma goleada sobre o aguerrido, mas frágil Brasil. Infinitamente superior, o Tricolor venceu por 3 a 0 e pôs fim ao jejum de oito anos. A última vez que o Grêmio havia sido campeão gaúcho foi em 2010.
A 37ª conquista regional do Grêmio foi um passeio. Depois do 4 a 0 feito na Arena, o time da Capital foi até Pelotas e aplicou mais uma goleada sobre o aguerrido, mas frágil Brasil. Infinitamente superior, o Tricolor venceu por 3 a 0 e pôs fim ao jejum de oito anos. A última vez que o Grêmio havia sido campeão gaúcho foi em 2010.
Quem esperava que o jogo seria amorcegado, morno, com o Grêmio controlando a vantagem e o Brasil apenas especulando, se enganou. A partida começou em alta voltagem, com a duas equipes criando e buscando o gol. O primeiro lance com perigo foi Tricolor. Aos oito minutos, Luan cobrou falta na cabeça de Ramiro, o volante desviou para Jael, que cabeceou muito perto da trave de Marcelo Pitol.
A resposta rubro-negra foi ainda mais perigosa. Cinco minutos depois, em jogada individual, Alisson Farias recebeu em frente à área, avançou e chutou forte, acertando o travessão defendido por Marcelo Grohe.
No jogo de lá e cá, aos 19, Luan tocou para Jael, que se livrou de Leandro Camilo e chutou, mas a bola saiu à esquerda. Aos 23, na vez xavante, Maicon falhou, Alisson Farias partiu em velocidade e acionou Calyson. O atacante soltou a bomba, mas a bola subiu e passou por cima. No lance seguinte, Arthur tocou para Everton, que bateu cruzado, na saída de Pitol, mas a a bola saiu.
Nos cinco minutos finais, os visitantes criaram duas chances claras de abrir o marcador. Na primeira, após o zagueiro do Brasil colocar a mão na bola fora da área, o juiz Leandro Vuaden marcou o tiro indireto. Na cobrança ensaiada com Luan, Jael bateu forte, colocado, mas acertou a rede pelo lado de fora. Na segunda, Jael passou para Luan, que chutou para boa defesa de Pitol com o pé.

De novo com um a menos, Xavante não resiste ao poderio gremista

E a cena do primeiro jogo se repetiu no início da etapa final, só que dessa vez não ficou dúvidas. Com três minutos, Leandro Leite perdeu a bola para Jael, saiu atrás do camisa 9 e puxou o atacante gremista. Como já tinha recebido cartão amarelo no início do primeiro tempo, o volante xavante recebeu o segundo e acabou expulso. Depois de uma pequena confusão. O jogador deixou o gramado.
Mesmo com um a menos, o Brasil chegou muito perto de abrir o placar. Aos oito minutos, Valdemir foi lançado, deixou Geromel para trás e, na hora de se consagrar, chutou forte, por cima do gol. Dois minutos depois veio a resposta tricolor. Jael lançou Luan, que chutou, Pitol deu rebote, mas Luan, com pouco ângulo e desequilibrado, mandou para fora.
Com a expulsão de Leandro Leite, o Xavante passou a assistir o Grêmio trocar passes e esperar o tempo passar para levantar o caneco. E para decretar o quarto título gremista sob o comando de Portaluppi, aos 36, com o dedo do técnico, que três minutos antes minutos sacou Luan e colocou o autor do gol. Léo Moura tocou para Thonny Anderson, que cruzou para Cícero chutar para o fundo do gol.
Três minutos depois, mais um jogador tirado do banco de reservas por Portaluppi marcou o segundo. Alisson recebeu na frente da área, se livrou da marcação e bateu colocado, no ângulo de Pitol. Um golaço na Baixada. E a vitória se tornou goleada aos 44. Maicon acertou um belo passe e deixou Léo Moura na cara de Pitol. O experiente lateral bateu na saída do goleiro e deu números finais ao duelo, 3 a 0, sete no agregado.
Brasil de Pelotas x Grêmio
Marcelo Pitol; Ednei, Leandro Camilo, Heverton e Bruno Collaço (Rafael Dumas); Leandro Leite, Valdemir, Mossoró (Van Basty), Alisson Farias e Calyson; Lourency (Léo Bahia). Técnico: Clemer.
Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Arthur, Maicon, Ramiro (Alisson), Luan (Cícero) e Everton; Jael (Thonny Anderson). Técnico: Renato Portaluppi.
Árbitro: Leandro Vuaden.

Portaluppi diz que fica e agradece convite do Flamengo

Como plano de fundo da decisão do Gauchão, a tarde ontem em Pelotas, reservava um mistério: Renato Portaluppi poderia deixar o Grêmio e se transferir para o Flamengo. No entanto, logo após a comemoração do título, o treinador e ídolo gremista reuniu a imprensa e fez um pronunciamento, não uma coletiva, e afirmou que fica no Tricolor.
Além de afirmar que permanece em Porto Alegre, Portaluppi confirmou o convite do time carioca, agradeceu a proposta, elogiou o seu grupo e reforçou o desejo de um dia treinar o Mengão. “Meu grupo e minha torcida estão de parabéns. Tivemos alguns probleminhas, mas a equipe deu a volta por cima. Meu grupo é f***. Eu vou ficar no Grêmio e agora é tudo com o presidente. Todos sabem do meu sonho de treinar o Flamengo, mas, hoje, eu fico no Grêmio. Quem sabe no futuro, mas, hoje, ficarei”, decretou.
O presidente Romildo Bolzan Jr. falou sobre a permanência do treinador e a proposta oferecida pelo Rubro-Negro. “O Grêmio acompanhou, mas não participou deste processo. Um treinador como ele, contatado por grandes clubes, não pode prontamente recusar, entendemos isso. Para o Renato, do ponto de vista financeiro, poderia ser vantajoso, mas ele preferiu permanecer e manter este processo vitorioso no Grêmio. Se saísse, sairia como campeão e reconhecido pela torcida. Temos que agradecê-lo", disse o mandatário.