Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 27 de Abril de 2018 às 08:08

De olho em Coreias e BoJ, bolsas asiáticas fecham em alta generalizada

Agência Estado
As bolsas asiáticas fecharam em alta generalizada nesta sexta-feira (27), com os investidores atentos aos desdobramentos da reunião de cúpula dos líderes das Coreias e também à última decisão de política monetária do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês).
As bolsas asiáticas fecharam em alta generalizada nesta sexta-feira (27), com os investidores atentos aos desdobramentos da reunião de cúpula dos líderes das Coreias e também à última decisão de política monetária do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês).
Após o encerramento dos negócios na Ásia, as Coreias divulgaram um comunicado conjunto confirmando sua meta comum de buscar a completa desnuclearização da Península Coreana e anunciando um acordo de transição que moverá da atual situação de armistício para uma declaração de paz ainda este ano.
O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, também concordaram em encerrar as hostilidades e a buscar esforços de diálogo com os EUA e a China.
Em Seul, o índice sul-coreano Kospi subiu 0,68% hoje, a 2.492,40 pontos, em meio ao histórico encontro de Moon e Kim e impulsionado por ações de farmacêuticas e da Samsung Electronics (+1,7%), seu maior componente.
No Japão, o BoJ manteve sua política monetária inalterada, após reunião de dois dias, mas abandonou a projeção de quando a inflação do país provavelmente alcançará sua meta de 2%. Segundo o presidente do BC japonês, Haruhiko Kuroda, os mercados confundiam a previsão com um prazo firme que determinaria a direção da política monetária. Kuroda, no entanto, disse que há grandes chances de que a inflação atinja 2% no ano fiscal que se encerra em março de 2020.
Apesar da "surpresa" do BoJ, o Nikkei avançou 0,66% em Tóquio, a 22.467,87 pontos, encerrando a semana com valorização de 1,38%.
Na China, os mercados se recuperaram na segunda metade dos negócios e tiveram ganhos moderados. O Xangai Composto subiu 0,23%, a 3.082,23 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto mostrou alta de 0,32%, a 1.776,13 pontos.
Ficou em segundo plano um indicador sobre o lucro de grandes empresas industriais chinesas, que teve expansão anual de 3,1% em março, mostrando forte desaceleração ante o salto de 16,1% verificado no primeiro bimestre.
Em outras partes da região asiática, o Hang Seng avançou 0,91% em Hong Kong, a 30.280,67 pontos, e o Taiex subiu 0,62%, a 10.553,43 pontos.
O bom desempenho da Ásia também veio na esteira de um pregão de fortes ganhos em Wall Street. Ontem, os mercados americanos subiram entre 1% e 1,6%, graças em parte a balanços corporativos encorajadores.
Na Oceania, a bolsa australiana seguiu o tom positivo das asiáticas e também fechou no azul. O S&P/ASX 200 teve alta de 0,72% em Sydney, a 5.953,60 pontos, em parte ajudado por ações de concessionárias de serviços públicos.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO