Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 23 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Agroneg�cios

Not�cia da edi��o impressa de 24/04/2018. Alterada em 23/04 �s 22h40min

Atingidos por estiagem ganham benef�cios

Governador Jos� Ivo Sartori assinou a resolu��o no Pal�cio Piratini

Governador Jos� Ivo Sartori assinou a resolu��o no Pal�cio Piratini


/LUIZ CHAVES/PAL�CIO PIRATINI/JC
O governador Jos� Ivo Sartori assinou ontem, no Pal�cio Piratini, em Porto Alegre, resolu��o que prorroga em 30 dias o pagamento do Troca-Troca de milho ou sorgo e concede subs�dio de 30% aos agricultores familiares inseridos neste programa de compra de sementes e residentes nos munic�pios em que a Defesa Civil Estadual homologou situa��o de emerg�ncia. "A medida beneficia cerca de 90 mil fam�lias representadas por 612 entidades de 482 munic�pios. � bom lembrar que s�o todos pequenos produtores", afirmou Sartori.
A resolu��o autoriza o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper) a prorrogar o pagamento das parcelas com vencimento em 30 de abril de 2018 para at� 31 de maio de 2018 aos benefici�rios que receberam milho ou sorgo na safra 2017/2018 do Troca-Troca. O programa oferece ao pequeno agricultor sementes com 28% de desconto no valor da compra. Somente em 2017, foram comercializadas 212 mil sacas. Com 30 anos de exist�ncia, o projeto � respons�vel por um quarto da �rea plantada do Estado.
A inten��o do governo � contribuir para amenizar os efeitos da prolongada estiagem que assola o Rio Grande do Sul e da ocorr�ncia de desastres s�bitos com queda de granizo e vendavais que t�m causado preju�zos concretos aos estabelecimentos rurais. Por isso, a resolu��o autoriza ainda o Feaper a conceder um subs�dio adicional de 30% do valor da parcela de retorno aos munic�pios que tenham situa��o de emerg�ncia homologada pela Defesa Civil Estadual at� 20 de maio deste ano.
Atualmente, s�o beneficiados com a resolu��o 35 cidades. Por�m, at� a data limite, a Defesa Civil estima que mais quatro munic�pios engrossem a listas dos locais atingidos pela falta de chuvas na Regi�o Sul.
O secret�rio de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, disse que foi uma constru��o coletiva com as secret�rias da Fazenda, da Agricultura e da Casa Civil atender � reivindica��o da Federa��o dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag). "A resolu��o do Feaper contribui com o que � poss�vel, dando condi��o para o pequeno produtor de prorrogar, por 30 dias, o pagamento neste ano - em que o cen�rio econ�mico ainda n�o � favor�vel - e dar um subs�dio maior aos que n�o tiveram colheita devido � estiagem", destacou.
"Vejo com satisfa��o o fato de o governador ter atendido �s duas pautas da Fetag. Tanto o socorro para os produtores que est�o sofrendo com a longa estiagem como a prorroga��o de 30 dias para todo o Estado, que beneficiar� os agricultores familiares que produzem leite, que enfrentam dificuldade de pre�o e usam a semente para silagem", explicou o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva.
Participaram do ato o secret�rio da Agricultura, Pecu�ria e Irriga��o, Odacir Klein; o secret�rio adjunto da Casa Civil, Jo�o Carlos Mocellin; o subsecret�rio do Tesouro do Estado, Eloi Astir Stertz; e o secret�rio extraordin�rio de assessoramento superior, Idenir Cecchim.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia