Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 19 de Abril de 2018 às 18:35

Possibilidade de Fed acelerar alta de juro inibe Bolsas de Nova Iorque

Agência Estado
Os mercados acionários americanos encerraram o pregão desta quinta-feira (19) em queda, em um cenário de cautela com a possibilidade de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) acelere o ritmo de elevação nas taxas de juros devido ao forte avanço registrado nos preços das commodities.
Os mercados acionários americanos encerraram o pregão desta quinta-feira (19) em queda, em um cenário de cautela com a possibilidade de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) acelere o ritmo de elevação nas taxas de juros devido ao forte avanço registrado nos preços das commodities.
O índice Dow Jones fechou em queda de 0,34%, aos 24.664,89 pontos; o S&P 500 recuou 0,57%, aos 2.693,13 pontos; e o Nasdaq baixou 0,78%, aos 7.238,06 pontos.
O alerta de que o Fed pode ter que subir as taxas de juros em um ritmo mais intenso ecoou nos mercados desde cedo. Antes da abertura, a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, alertou que pode haver um "ajuste súbito" nos mercados em relação ao caminho da normalização monetária. Para ela, o recente pico de volatilidade mostra que os mercados financeiros têm vulnerabilidades, inclusive quanto a valuations esticadas e alavancagem crescente.
Nesta quinta-feira, a perspectiva de que a inflação em solo americano irá ganhar fôlego nos próximos meses guiou os investidores. A sinalização do Livro Bege, documento que mostra a perspectiva econômica em cada um dos distritos do Fed, de que os preços do aço e do alumínio devem começar a subir devido à imposição de tarifas pelo governo de Donald Trump, continuou a ecoar. Além disso, há o avanço nos preços do petróleo, que continua renovando os maiores níveis em mais de três anos.
Até mesmo a diretora do Fed Lael Brainard, tradicionalmente favorável a juros mais baixos, afirmou que os números de preços atuais mostram que a inflação permanece "bem ancorada" atualmente. Já o presidente da distrital de Nova York do banco central americano, William Dudley, disse que a perspectiva econômica positiva nos Estados Unidos pede mais elevações nos juros.
Com esse cenário e em um dia sem muitos balanços de peso, os investidores respiraram e deram um descanso aos índices, que haviam subido nas sessões anteriores. Um dos destaques das bolsas nesta quinta-feira foi a Philip Morris International, que despencou 15,58%, após decepcionar nas vendas do primeiro trimestre. Já a Amazon viu suas ações subirem 1,90%, após informar que o serviço Prime tem mais de 100 milhões de clientes.
No fim do pregão, no entanto, os índices mostraram leve recuperação, após rumores de que o vice-procurador-geral dos EUA, Rod Rosenstein, teria dito ao presidente Donald Trump que ele não é alvo de qualquer investigação de Robert Mueller, que comanda a apuração sobre a interferência russa nas eleições americanas. Assim, os índices passaram a cair menos, apesar de o S&P 500 ter registrado o pior dia em duas semanas.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO