Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 18 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Cr�dito

Not�cia da edi��o impressa de 19/04/2018. Alterada em 18/04 �s 22h34min

Devedores usam empresas para limpar nome

Contrata��o nem sempre � a op��o mais vantajosa, diz Marcela Kawauti

Contrata��o nem sempre � a op��o mais vantajosa, diz Marcela Kawauti


/SPC BRASIL/DIVULGA��O/JC
De olho nos cerca de 62 milh�es de inadimplentes no Pa�s, muitas empresas prometem limpar o nome de consumidores �vidos para recuperar cr�dito no mercado e retirar seus CPFs das listas de negativados. Um levantamento do Servi�o de Prote��o ao Cr�dito (SPC Brasil) e da Confedera��o Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra aumento do n�mero de inadimplentes que afirmam j� ter procurado empresas na tentativa de limpar o nome: a quantidade de pessoas que afirmaram j� ter contratado essas empresas aumentou 16 pontos percentuais (p.p.) neste ano (25%) em compara��o com 2017 (9%).
Cerca de 14% dos entrevistados afirmaram ter contratado o servi�o e tiveram a situa��o resolvida - um aumento de 10 p.p. em rela��o ao ano passado (4%); e 11% n�o tiveram o nome limpo um aumento de 5 p.p. dos casos sem solu��o, na compara��o com 2017 (6%). Entre os que contrataram e n�o tiveram seu nome limpo, 39% receberam parte do dinheiro de volta, 31% receberam todo o dinheiro, e 30% n�o foram restitu�dos em nada.
Os principais motivos para contratar a empresa foram para garantir que o nome fosse realmente limpo (24%), receber ajuda nas negocia��es (19%) e evitar constrangimentos com os credores (19%). O valor pago para limpar o nome foi, em m�dia, de R$ 375,21, sendo que 45% pagaram um valor antecipado fixo e 37%, um valor antecipado com percentual sobre o valor da d�vida.
A maior parte dos entrevistados (53%) considera que valeu a pena pagar pelo servi�o, pois conseguiu limpar o nome. Outros 31%, no entanto, acharam n�o valeu a pena, porque ficou muito mais caro do que se tivessem resolvido sozinhos direto com a empresa credora. Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, a contrata��o de empresa para limpar o nome nem sempre � a op��o mais vantajosa. "O devedor pode negociar bons acordos diretamente com os credores, conseguindo melhores condi��es para liquidar a d�vida e colocar as contas em ordem, sem precisar pagar nada pela intermedia��o", comenta.
Quase oito em cada 10 consumidores (78%) ficaram satisfeitos com o servi�o de negocia��o da d�vida. Segundo os contratantes, a expectativa foi atendida para 44% dos entrevistados e superada em 34% dos casos. Para 22%, as empresas n�o conseguiram um bom acordo.
Antes de ir atr�s de empresas para limpar nome, muitos inadimplentes tentaram resolver o problema diretamente com o credor. Mais da metade dos entrevistados (65%) afirmou ter tentado negociar a d�vida com os credores antes de contratar uma empresa. Em contrapartida, 21% n�o tentaram um acordo antes de investir no servi�o.
Do total de entrevistados que utilizaram o servi�o, 57% acreditam que conseguiriam ter quitado a d�vida sem precisar contratar o servi�o. De acordo com o educador financeiro do SPC Brasil e do portal Meu Bolso Feliz, Jos� Vignoli, contratar uma empresa para limpar o nome deve ser a �ltima op��o. "Se o consumidor tem dinheiro dispon�vel para contratar esse tipo de empresa, recomenda-se que, em vez disso, negocie diretamente com o credor e ofere�a uma entrada � vista para tentar um desconto no valor da d�vida ou redu��o do n�mero de parcelas. Frequentemente, um intermedi�rio faz pouca diferen�a e ainda cria uma nova despesa para quem j� est� endividado", afirma.

Clientes t�m medo de cair em golpes

Parte significativa dos entrevistados teve medo de cair em golpes no momento da contrata��o: do total, 61% ficaram com receio de serem enganados pelas empresas. Outro destaque � a quantidade de entrevistados que afirma ter recebido a promessa de ter o nome limpo sem precisar pagar a d�vida: 50% disseram que as empresas prometeram limpar o nome, mesmo sem o pagamento da pend�ncia.
"O consumidor deve ficar atento a golpes e fraudes. Muitas empresas se apresentam como facilitadores e prometem operar verdadeiros milagres, garantindo descontos de mais de 80% no valor da d�vida ou eliminar o CPF do consumidor dos cadastros de negativados sem que a pessoa sequer pague a d�vida", alerta o educador financeiro Jos� Vignoli.
Os devedores este ano foram, em sua grande maioria, atra�dos por an�ncios na internet. Cerca de 43% dos consumidores encontraram as empresas de forma on-line, enquanto 15% receberam a indica��o de conhecidos apresentando queda de 17 p.p. em compara��o ao ano passado (31%).
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia