Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 18 de Abril de 2018 às 07:56

Bolsas asiáticas seguem Nova Iorque e fecham em alta generalizada

Agência Estado
As bolsas asiáticas fecharam em alta generalizada nesta quarta-feira (18), seguindo o tom positivo dos mercados acionários de Nova Iorque, que nessa terça-feira tiveram uma nova rodada de ganhos na esteira de uma série de balanços melhores do que o esperado de grandes empresas americanas.
As bolsas asiáticas fecharam em alta generalizada nesta quarta-feira (18), seguindo o tom positivo dos mercados acionários de Nova Iorque, que nessa terça-feira tiveram uma nova rodada de ganhos na esteira de uma série de balanços melhores do que o esperado de grandes empresas americanas.
Em Tóquio, o Nikkei subiu 1,42%, a 22.158,20 pontos, encerrando o dia acima da marca de 22 mil pontos pela primeira vez em quase sete semanas. O índice japonês foi também beneficiado pela fraqueza do iene ante o dólar durante a madrugada. 
Na China, o Xangai Composto avançou 0,80%, a 3.091,40 pontos, interrompendo uma sequência de quatro pregões negativos, e o menos abrangente Shenzhen Composto teve alta de 1,08%, a 1.803,84 pontos.
Ações financeiras se destacaram nos mercados chineses, após o Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) anunciar ontem um corte de 1 ponto porcentual no compulsório bancário que irá liberar cerca de 1,3 trilhão de yuans (US$ 207 bilhões) em recursos. Os bancos beneficiados terão de usar cerca de dois terços desse total para saldar dívidas de curto prazo com o PBoC e repassar o restante na forma de empréstimos.
Em outras partes da Ásia, o Hang Seng subiu 0,74% em Hong Kong, a 30.284,25 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi avançou 1,07% em Seul, a 2.479,98 pontos, e o Taiex mostrou ganho de 0,35% em Taiwan, a 10.847,89 pontos.
Os negócios na região asiática foram também favorecidos por uma melhora nas condições geopolíticas. Além de não haver novidades ligadas à recente ofensiva militar liderada pelos EUA na Síria, há sinais de que Washington e Coreia do Norte estão se movimentando para superar as tensões mútuas.
Segundo múltiplas fontes, o ex-diretor da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) Mike Pompeo, que foi nomeado para ser o futuro secretário de Estado dos EUA, fez uma visita secreta à Coreia do Norte durante o fim de semana da Páscoa para se reunir com o líder norte-coreano, Kim Jong-un. Espera-se que o presidente americano, Donald Trump, se encontre com Kim em maio ou no começo de junho.
Além disso, recentes preocupações com desavenças comerciais entre EUA e China parecem ter sido deixadas temporariamente de lado. Na Oceania, a bolsa australiana garantiu seu quarto pregão seguido de valorização, graças em parte ao bom desempenho de ações de mineradoras. O S&P/ASX 200 subiu 0,34% em Sydney, a 5.861,40 pontos. 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO