Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 17 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Sistema Financeiro

Not�cia da edi��o impressa de 18/04/2018. Alterada em 17/04 �s 23h50min

Quatro maiores bancos possuem 78,5% do cr�dito

Maiores detentores da d�vida foram os fundos de investimentos

Maiores detentores da d�vida foram os fundos de investimentos


/MARCOS SANTOS/USP IMAGENS/IMAGENS P�BLICAS/JC
Os quatro maiores bancos do Pa�s concentram 78,51% de todos os empr�stimos feitos por institui��es financeiras no Brasil, divulgou ontem o Banco Central (BC). Essa concentra��o se mant�m no patamar de 78% desde junho de 2016. H� 10 anos, esse patamar dos quatro maiores bancos era de cerca de 54%, o que mostra o quanto a concentra��o banc�ria avan�ou.
Ita� Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil (BB) e Caixa ainda det�m 72,69% de todos os ativos banc�rios e 76,35% dos dep�sitos. Os dados divulgados nesta ter�a-feira s�o referentes a dezembro do ano passado.
A elevada concentra��o banc�ria � apontada como uma das principais raz�es dos spreads (diferen�a entre o que os bancos pagam para captar e o que cobram na ponta) elevados no Brasil.
Apesar de a taxa de juros b�sica da economia, a Selic, estar em 6,5% ao ano, o n�vel mais baixo da hist�ria, houve pouco efeito nos juros na ponta, ao consumidor.
Dados do BC indicam que o spread nos empr�stimos � pessoa f�sica come�ou a baixar em mar�o do ano passado. Boa parte do recuo, entretanto, deveu-se �s mudan�as ocorridas em uma �nica linha, o rotativo do cart�o de cr�dito, que foi alterado por determina��o do BC.
Segundo pesquisa feita pelo BC com institui��es financeiras, a preocupa��o com a inadimpl�ncia e a recess�o se reduziu, ao mesmo tempo em que aumentou a percep��o de risco do cen�rio eleitoral.
Em agosto do ano passado, 72% dos pesquisados citavam inadimpl�ncia e crise econ�mica como fatores de risco. Esse percentual caiu para 56% em fevereiro deste ano.
No caso do risco pol�tico, com as incertezas trazidas pela elei��o presidencial, esse percentual subiu de 44% para 64% nessa compara��o. J� a situa��o fiscal do Pa�s foi apresentada como um risco por 56% dos entrevistados.

�ndice de Liquidez subiu a 2,38 em dezembro

O �ndice de Liquidez (IL) do Sistema Financeiro Nacional (SFN) passou de 2,19, em junho de 2017, para 2,38 em dezembro, segundo o Relat�rio de Estabilidade Financeira (REF), divulgado pelo Banco Central (BC). No fim de 2016, o IL estava em 2,36.
O indicador � usado para avaliar a capacidade de pagamento de institui��es em rela��o a suas obriga��es. Ele representa a rela��o entre os ativos mais l�quidos do sistema banc�rio e a honra de seus compromissos em um prazo de 30 dias. Quanto maior o n�mero, mais confort�vel � a situa��o de liquidez dos bancos.
J� o �ndice de Liquidez Estrutural (ILE) passou de 1,11, em junho do ano passado, para 1,12 em dezembro. No fim de 2016, ele estava em 1,07. O desej�vel � ter um �ndice perto ou acima de 1. Esse term�metro serve para verificar quanto os bancos possuem de recursos est�veis em seus passivos para fazer frente a um ativo de mais longo prazo.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia