Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 29 de abril de 2018.

Jornal do Comércio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

TURISMO

Notícia da edição impressa de 30/04/2018. Alterada em 29/04 às 22h19min

Gramado, tradicional destino turístico na Serra, não deixa de apresentar novidades

Charmosa cidade da Serra Gaúcha mistura ares tradicionais com novidades

Charmosa cidade da Serra Gaúcha mistura ares tradicionais com novidades


EDISON VARA/PRESSPHOTO/DIVULGAÇÃO/JC
Amanda Jansson Breitsameter, de Gramado
Um dos principais destinos turísticos do País, a serra gaúcha atrai, especialmente durante o inverno, milhares de pessoas, entre brasileiros e estrangeiros, que buscam aproveitar períodos de férias, feriados ou fins de semana para curtir o charme do friozinho e as diversas opções de lazer. 
Com a estação mais fria do ano se aproximando, aumenta a procura por cidades tradicionais da Serra, como é o caso de Gramado, localizada na Região das Hortênsias. Uma das favoritas dos turistas, preferida por cerca de 60% de quem visita o Rio Grande do Sul, conforme pesquisa da Qualidata, Gramado tem diversas opções de lazer e gastronomia, com hotéis e restaurantes para os mais variados bolsos, além de contar com inúmeros tipos de passeios turísticos, para todos os gostos e idades.
Ostentando uma arquitetura única, ao estilo bávaro e com ares de antigos vilarejos italianos, a cidade - apesar ser um destino tradicional - ainda segue se renovando e apresentando novas atrações, na busca por atrair e encantar o público. 
Para além das festas do Natal Luz e das delícias das chocolatarias, o Jornal do Comércio preparou uma lista de dicas para quem busca aproveitar o que a cidade oferece no dia a dia e não abre mão de, em meio à tradição, encontrar algo novo.

Kongo leva turista para um jantar 'dentro da selva'

Local serve 80 sabores de pizza e tem fachada projetada por estúdio de Orlando

Local serve 80 sabores de pizza e tem fachada projetada por estúdio de Orlando


Amanda Jansson Breitsameter/Especial/JC
Entre as novidades culinárias, a pizzaria temática Kongo (Avenida das Hortênsias, 5.675, próximo à divisa com Canela) - inaugurada no final de 2017 - promete agradar a crianças e adultos. Com arquitetura e decoração diretamente inspiradas na floresta tropical do Congo, lar dos gorilas gigantes, o local transporta instantaneamente o visitante para a selva, já por meio da sua fachada - projetada pela Themed Studios, de Orlando. O restaurante recebeu investimento de R$ 3,5 milhões. Dentro do prédio, sons, luzes e muita "vegetação típica" permitem degustar os mais de 80 tipos de pizzas do rodízio bem ao estilo do Tarzan. A Kongo ainda possui loja de brinquedos e souvenirs, para quem quiser levar para casa um dos simpáticos personagens da selva, incluindo Kong, o mascote da casa. 

Cervejaria de Munique inspirou restaurante

Restaurante em plena Rua Coberta serve chope da Rasen, cervejaria de Gramado

Restaurante em plena Rua Coberta serve chope da Rasen, cervejaria de Gramado


Rasen Platz/Divulgação/JC
Ainda no campo gastronômico, o Rasen Platz (rua Cândido Godói, 82 - Carniel, na Rua Coberta) é outro restaurante temático que se tornou parada obrigatória para quem visita Gramado. Com projeto arquitetônico inspirado na clássica cervejaria Hofbräuhaus, de Munique, - fundada em 1589 -, o espaço surpreende pelo cuidado com os detalhes, como a caprichada decoração com as cores da Alemanha, as vestimentas típicas dos garçons e, um dos pontos (literalmente) altos: o teto, com padronização tradicional e candelabros no estilo gótico.
A banda típica alemã - que passeia entre as mesas e diverte os presentes - garante a alegria da noite, regada - bem ao estilo do país de referência - a muito chope da cervejaria Rasen e a várias delícias germânicas, como a coxinha de pato ou o croquete de porco, parte do cardápio assinado pelo chef Eduardo Natalício. 

Triciclo elétrico é opção sustentável para conhecer a cidade

Veículo para passeios sustentáveis diverte turistas

Veículo para passeios sustentáveis diverte turistas


Amanda Jansson Breitsameter/Especial/JC
Quem gosta de conhecer novidades - e de passear em grande estilo pelas charmosas ruas da cidade - ainda pode se divertir com a nova opção de transporte para turistas: o triciclo elétrico Velo. Fazendo um trajeto de cerca de três quilômetros ao longo na avenida Borges de Medeiros, a principal via de Gramado, o veículo - com capacidade para duas pessoas - é uma alternativa "verde" de passeio e ainda possibilita conhecer Gramado de forma diferente e agradável.
O embarque é feito próximo à Rua Coberta. O "piloto" vai pedalando, com ajuda de um motorzinho movido a bateria, enquanto os passageiros podem admirar a paisagem com calma. O investimento para instalar o meio de transporte foi de cerca de R$ 600 mil, e outros roteiros estão previstos, envolvendo a Ciclovia e Barragem Pinheiros e o Lago Negro. Como o serviço ainda não está regulamentado, os passeios são gratuitos, mas passarão a ser cobrados no futuro.

Temperaturas do parque temático Snowland chegam a -5°C

Atrações vão de snowboard a patinação no gelo, com direito a show com neve

Atrações vão de snowboard a patinação no gelo, com direito a show com neve


IGOR PIRES/PRESSPHOTO/DIVULGAÇÃO/JC
Para queimar todas essas calorias, a dica é uma visita ao Snowland (RS-235, nº 9.009, bairro Carazal), primeiro parque temático com "neve de verdade" o ano todo no Brasil. O local oferece cerca de 10 atrações diferentes envolvendo neve, incluindo esqui, snowboard, descida da montanha de neve e patinação no gelo.
E é importante ir preparado para sentir frio - dentro do parque, as temperaturas variam entre -3°C e -5°C (mas você recebe calças, casacos, botas e luvas para não congelar quando entra). O ideal é passar o dia todo no parque, porque algumas das atrações mais divertidas - como o show em que cai neve real sobre os visitantes - têm horário marcado, acontecendo uma vez por dia; e outras acabam tendo filas (é possível consultar o nível de movimento no lugar pelo site, para decidir o melhor momento da visita).
O local conta com restaurantes, loja de souvenirs e área com cenários divertidos para fazer fotos. Para grupos maiores, também é possível conhecer o parque à noite, no Snowland Night, que pode inclui música ao vivo e jantar, além de acesso livre ao mega tubing, descida em grupo da montanha de neve.

Agroturismo traz passeio com ares de 'casa da avó'

Visitantes são recebidos por colonos que apresentam a história das primeiras famílias gramadenses

Visitantes são recebidos por colonos que apresentam a história das primeiras famílias gramadenses


Amanda Jansson Breitsameter/Especial/JC
Antes de ir embora, vale a pena conhecer uma parte um pouco diferente da cidade, em um passeio um pouco menos conhecido, mas inesquecível: o Agroturismo. Uma das melhores opções de lazer em Gramado atualmente, os roteiros oferecidos - seis ao todo, com diferentes destinos e imersões - permitem conhecer as raízes coloniais da região, levando a cenários exuberantes e, claro, à boa gastronomia.
Recebidos por diferentes famílias de colonos, os visitantes pode conhecer a história de famílias imigrantes da Itália e da Alemanha, experimentar vinhos artesanais e sucos produzidos nas próprias propriedades, e até mesmo terminar sua viagem em um café colonial farto e saboroso - com ares de casa da avó. É um retorno no tempo e um encontro genuíno com as origens da cidade e suas tradições.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia