Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 11 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Consumo

Not�cia da edi��o impressa de 12/04/2018. Alterada em 11/04 �s 23h15min

N�mero de inadimplentes sobe pelo 6� m�s no Pa�s

Atrasos no pagamento de contas de telecomunicações cresceram 7,76%

Atrasos no pagamento de contas de telecomunicações cresceram 7,76%


JONATHAN HECKLER/ARQUIVO/JC
O n�mero de inadimplentes em mar�o cresceu 3,13% em rela��o ao mesmo m�s no ano passado, pela sexta vez consecutiva. Chegou ao final do primeiro trimestre com 62,1 milh�es de consumidores com contas em atraso. A conclus�o � de um levantamento feito em todo o Pa�s pela Confedera��o Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Servi�o de Prote��o ao Cr�dito (SPC Brasil). Na contram�o desse movimento, tamb�m em mar�o sobre o mesmo m�s em 2017, o volume das d�vidas recuou 0,38%.
A aparente contradi��o, segundo explica a economista-chefe de SPC Brasil, Marcela Kawauti, se d� porque o consumidor inadimplente normalmente est� negativado por mais de uma d�vida nos �rg�os de defesa do consumidor.
Se ele come�a a pagar uma das d�vidas, seu CPF ainda permanece registrado como devedor inadimplente. "Como, em m�dia, cada consumidor tem duas d�vidas em aberto, se ele paga uma conta, a outra ainda fica pendente, o que n�o retira seu CPF do cadastro de negativados", refor�a Marcela.
Quanto ao aumento do n�mero de devedores, o presidente da CNDL, Jos� Carlos da Costa, conta que, al�m das raz�es j� conhecidas, como dificuldades de pagamentos pelo aumento do desemprego e queda da renda, pesa a revoga��o da legisla��o em S�o Paulo que exigia, por parte dos empres�rios, o envio de uma carta com Aviso de Recebimento (AR) antes de efetivar o registro do atraso. "Com a revoga��o da lei, muitas das negativa��es que estavam represadas entraram na base de dados de forma mais abrupta, contribuindo para um aumento na totaliza��o de negativados", explica Costa.
O indicador mostra, ainda, que � na faixa et�ria entre 30 e 39 anos que se concentra a maior incid�ncia dos negativados pelos �rg�os de prote��o ao cr�dito, com 51% das anota��es, totalizando, em n�meros absolutos, 17,6 milh�es de inadimplentes. Marcela afirma que a lideran�a da faixa et�ria dos 30 anos se explica pelo fato de, geralmente, nesta idade, as pessoas j� serem chefes de fam�lia e terem um n�mero maior de compromissos a pagar.
Outro corte da pesquisa mostra que, com 26,94 milh�es de inadimplentes, a Regi�o Sudeste � a que concentra o maior n�mero de pessoas com nomes sujos. Mas � o Norte do Pa�s, com 5,54 milh�es, que tem o maior n�mero de inadimplentes proporcionalmente � popula��o.
Os setores de telecomunica��es e banc�rio s�o os que mais sofrem com a inadimpl�ncia. Em mar�o, os atrasos de pagamentos de contas de telefone, TV por assinatura e internet aumentaram 7,76%, e os atrasos de pagamentos aos bancos cresceram 4,83%.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia