Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 03 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Rela��es Internacionais

Not�cia da edi��o impressa de 04/04/2018. Alterada em 03/04 �s 23h27min

EUA determina tarifa de 25% sobre 1,3 mil produtos da China

O Escrit�rio do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR, na sigla em ingl�s) divulgou uma lista de aproximadamente 1,3 mil produtos chineses que devem ser tarifados pelo governo americano. No comunicado, a administra��o de Donald Trump prop�e um imposto adicional de 25% sobre US$ 50 bilh�es em produtos importados da China, a menos que Pequim fa�a grandes concess�es comerciais e de investimentos em breve.
O representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, determinou que os atos, as pol�ticas e as pr�ticas do governo chin�s relacionados a transfer�ncia de tecnologia, propriedade intelectual e inova��o "n�o s�o razo�veis e restringem o com�rcio dos EUA". Com isso, o governo norte-americano incluiu na lista produtos farmac�uticos, de avia��o, semicondutores e at� bens intermedi�rios, como m�quinas e produtos qu�micos, de acordo com o USTR. M�quinas de lavar lou�a e motocicletas tamb�m foram alvo das a��es do governo Trump.
Nenhuma das tarifas entra em vigor imediatamente, de acordo com a administra��o Trump. As empresas norte-americanas t�m at� 22 de maio para levantar obje��es � proposi��o das tarifas, com uma audi�ncia p�blica sobre a quest�o marcada para 15 de maio.
Os Estados Unidos imp�s tarifas �s importa��es da China devido ao "dano estimado � economia" norte-americana. No documento de 58 p�ginas, o governo norte-americano diz que a imposi��o das tarifas � julgada como apropriada devido ao uso de "uma variedade de ferramentas, incluindo processos de aprova��o administrativa opaca e discricion�ria, requisitos de joint venture, limita��es de participa��es estrangeiras, aquisi��es e outros mecanismos para regular ou intervir nas opera��es das empresas dos EUA na China, a fim de exigir ou pressionar transfer�ncia de tecnologias e propriedade intelectual para empresas chinesas".
O governo dos Estados Unidos se utilizou ainda de um entendimento da Organiza��o Mundial do Com�rcio (OMC) em rela��o � regula��o sobre tecnologia para justificar a imposi��o das tarifas. Alvo recorrente de cr�ticas do presidente dos EUA, Donald Trump, a OMC iniciou, em 23 de mar�o de 2018, a pedido de Washington, consultas ao governo da China em rela��o a aspectos espec�ficos dos regulamentos de tecnologia chineses, considerados na investiga��o do processo divulgado ontem.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia