Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 02 de Abril de 2018 às 08:04

Bolsas da Ásia caem majoritariamente, após Pequim confirmar retaliação aos EUA

Agência Estado
As bolsas asiáticas fecharam o primeiro pregão do segundo trimestre majoritariamente em baixa, após a China cumprir ameaça de impor tarifas a produtos dos EUA e uma pesquisa mostrar a primeira deterioração na confiança das empresas japonesas em dois anos.
As bolsas asiáticas fecharam o primeiro pregão do segundo trimestre majoritariamente em baixa, após a China cumprir ameaça de impor tarifas a produtos dos EUA e uma pesquisa mostrar a primeira deterioração na confiança das empresas japonesas em dois anos.
Entre os mercados chineses, o Xangai Composto recuou 0,18% nesta segunda-feira, a 3.163,18 pontos, mas o Shenzhen Composto, índice menos abrangente formado em boa parte por startups com baixo valor de mercado, subiu 0,16%, a 1.856,66 pontos.
No fim do domingo, o governo chinês confirmou que irá tarifar a partir de hoje 128 diferentes produtos dos EUA, com valor estimado em US$ 3 bilhões, como já havia ameaçado anteriormente.
A medida foi em retaliação à decisão de Washington de cobrar tarifas sobre importações chinesas de aço e alumínio. Além disso, os EUA consideram adotar tarifas contra mais US$ 60 bilhões em bens da China, de forma a punir Pequim por "práticas comerciais desleais" e de "intimidação" para obter tecnologia americana.
O temor dos investidores é que EUA e China acabem se engajando numa guerra comercial declarada, embora tenham dado recentes sinais de que desejam superar suas desavenças por meio do diálogo.
Já os últimos indicadores de manufatura da China vieram mistos, com o dado oficial em alta e o da IHS Markit/Caixin Media em baixa. Ambos, porém, ficaram acima da barreira de 50 que indica expansão da atividade manufatureira.
Em Tóquio, o Nikkei caiu 0,31% hoje, a 21.388,58 pontos, após pesquisa conduzida pelo Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) mostrar que a confiança de grandes empresários do país diminuiu no primeiro trimestre, registrando sua primeira queda em dois anos.
Em outras partes da região asiática, o sul-coreano Kospi teve baixa marginal de 0,07% em Seul, a 2.444,16 pontos, à medida que a Samsung Electronics, seu maior componente, recuou 1,4%, e o Taiex perdeu 0,29% em Taiwan, a 10.888,27 pontos, mas o filipino PSEi subiu 0,75% em Manila, a 8.039,45 pontos.
O mercado de Hong Kong, assim como o da Austrália, na Oceania, não operaram hoje devido ao feriado de Segunda-feira de Páscoa.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO