Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 30 de abril de 2018.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
José A. V. da Cunha

Intervalo

Notícia da edição impressa de 30/04/2018. Alterada em 30/04 às 10h26min

Em um mundo tecnológico...

JEFFERSON BERNARDES/AGÊNCIA PREVIEW/DIVULGAÇÃO/JC
Merece nota 10 o evento AbaMKT in Porto Alegre, que a Associação Brasileira de Anunciantes promoveu semana passada. Com o desafio de avaliar a administração de marcas em um cenário transformador, trouxe à cidade especialistas que tentaram dissecar as expectativas e anseios do consumidor em um mundo dominado pelo meio digital. Paula Soria, comandante da Ipsos, foi ao ponto: não há uma resposta, mas precisamos refletir sobre os rumos que o consumidor está tomando, levando em consideração que somos influenciados mesmo quando não percebemos. Neste cenário, é preciso respeitar também a disrupção tecnológica - mas, alertou Paula, a tecnologia é apenas uma ferramenta, já que tudo depende das pessoas.

... o respeito ainda é regra

Luciana Berger, executiva da Com Score e professora de MBA de MKT Digital, chamou a atenção para o fato de que estamos mudando para uma sociedade de serviços. Há uma transformação massiva no comportamento e nos hábitos de consumo, em especial porque as barreiras entre o mundo físico e o mundo virtual estão desaparecendo. Odelmo Drebes Jr., da rede Lebes, desfilou pelo menos 10 exemplos de ações que estão sendo adotadas no mundo para cativar o consumidor. Falou que, embora estejamos navegando em um novo mundo, a loja não pode ser excessivamente tecnológica e tem de saber ouvir o consumidor. Como a rede Eataly, exemplificou, que jura em manifesto: não usaremos de má-fé para persuadir ou estimular uma pessoa a comprar mais do que o necessário

Trimestre ruim, expectativa boa

O sentimento entre as agências nacionais é de frustração em relação ao primeiro trimestre do ano, mas o otimismo permanece, segundo um levantamento realizado pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro). A pesquisa foi aplicada em 146 empresas, desde o início de 2017, quando a entidade começou a coletar dados de empresários do setor. Os resultados obtidos refletem a performance das agências neste primeiro trimestre e as perspectivas para o próximo quarto e para todo o ano. A partir dos dados, a Federação percebeu que a expectativa é positiva porque 47,4% esperam melhora, 35,8% preveem uma situação igual ao primeiro trimestre e 16,9% têm expectativa pessimista. A partir daí é que a entidade conclui que, apesar da frustração deste início de ano, as agências estão otimistas para o próximo período.

Agências

  • BRIVIA foi eleita pelo Grupo Dasa, prestadora de serviços de medicina diagnóstica na América Latina, para ser sua nova agência de produção de conteúdo para os canais digitais. Ação envolverá gestão e produção de conteúdo para marcas como Lavoisier, Frischmann Aisengart e Geneone.
  • SPRAY Design e Comunicação desenvolveu campanha para a GOVBR, empresa com mais de 50 anos de experiência em softwares e ferramentas de tecnologia para a gestão pública. O desafio foi a apresentação da nova plataforma, a GOVBR Saúde.
  • DZ incorporou a sua carteira os Colégios e Unidades Sociais Marista e o grupo francês Lactalis. Para a Rede Marista, a agência desenvolverá campanhas e um planejamento para canais digitais. Na multi Lactalis, administrará as plataformas online e impulsionará marcas como Batavo, Parmalat e Elegê.

Gente

Rafael Bohrer

Rafael Bohrer


CLAUDIO LACERDA/DIVULGAÇÃO/JC
Gustavo Lacerda assumiu a direção criativa da Escala, com a missão de integrar as equipes de criação, conteúdo e UX (experiência do usuário). Formado em Jornalismo, Lacerda foi diretor de Criação associado na AG2 Publicis e na Ampfy, em São Paulo. "É um desafio enorme, que me estimula muito porque a Escala é uma agência inquieta, que não tem medo de se reinventar", disse o publicitário, que já criou para marcas como Hering, Parmalat, Nestlé, Bradesco e BRF.
{'nm_midia_inter_thumb1':'http://midias.jornaldocomercio.com.br/_midias/jpg/2018/04/27/206x137/1_dasdasdasda-1802612.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5ae399b865aa5', 'cd_midia':1802612, 'ds_midia_link': 'http://midias.jornaldocomercio.com.br/_midias/jpg/2018/04/27/dasdasdasda-1802612.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': '', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '668', 'align': 'Middle'}
Rafael Bohrer, ex-Global, assumiu a diretoria-geral de Projetos Criativos da Competence. Responde pela unificação dos serviços realizados pelas oito unidades do grupo. "É uma superexperiência poder capitanear essa integração, que se apresenta como uma reinvenção do negócio de comunicação", disse ele ao Coletiva.net. Bohrer tem passagens por agências importantes do mercado e conquistou reconhecimentos em Cannes Lions, Festival de Londres, Clio, Fiap, Profissionais do Ano Rede Globo e El Ojo.

Tá ligado

O desafio de transformar marcas em sucesso pontua a palestra que a publicitária Daniela Pedroso ministrará no próximo dia 5, no Con.te Espaço Corporativo (rua Sarapuí, 67). O encontro é promovido pela Telos Marketing, Design & Tecnologia e recebe inscrições via contato@telosmarketing.com.br. Publicitária, mestre em Comunicação e Linguagens e especialista em Administração, Daniela atua há mais de 20 anos como professora em cursos de graduação e pós.
 

Parceiros

  • INVENTA EVENTO está percorrendo o Brasil em uma ação promovida pela marca de utensílios domésticos Camicado. A empresa é responsável pela produção e logística de promoção que oferece a 12 clientes e acompanhantes um final de semana em casas temáticas distribuídas nas cinco regiões do País. Há 11 anos no mercado, a Inventa Evento é dirigida pelas sócias Ana Leite e Doda Bedin e atua na produção de eventos corporativos e de entretenimento.
  • CULTIVO COMUNICAÇÃO Rural foi fundada pelas jornalistas Cândida Schaedler e Laís Escher. A empresa visa ao fortalecimento de empresas da área rural, apostando em ações de marketing e por meio das redes sociais. A empresa busca oferecer serviços de comunicação segmentada para que as empresas do setor agro se fortaleçam e aproveitem esse movimento. Além disso, a Cultivo também disponibiliza ações de planejamento para o turismo rural.
  • BALBOA ESTÚDIO Criativo completou um ano, para alegria dos sócios Marcelo Peresin e Ricardo Soletti. O estúdio conta com uma estrutura modulável que se adapta de acordo com o perfil de cada trabalho e atua por projeto e tempo determinado tanto para clientes diretos quanto para empresas do mercado publicitário. Os dois publicitários têm mais de 20 anos de experiência na área em agências como Escala, Competence, Dez e Matriz. 

Perfil


FREDY VIEIRA/JC
O perfil publicado nesta semana por Coletiva.net é da profissional de Marketing Joelma Maino.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia