Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 19 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro R�pido

Not�cia da edi��o impressa de 20/04/2018. Alterada em 19/04 �s 20h33min

Realidade virtual

A cada lançamento de um automóvel, uma revolução também acontece no chão das fábricas, com novos processos e tecnologias incorporados às linhas de produção. Para acompanhar essas transformações, nas plantas da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), a montagem do carro ocorre, primeiro, no ambiente virtual. Nesses espaços, as ferramentas são os óculos 3D, joysticks e a tela de projeção. O objetivo é criar modelos digitais interativos e imersivos, para testar cada etapa da montagem do carro. Uma linha virtual, idêntica à real, é criada, facilitando a tomada de decisões das equipes multidisciplinares com foco na qualidade dos processos da manufatura, além da logística e ergonomia dos operadores. No Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG), a sala de realidade virtual está integrada ao Manufacturing 2020, laboratório criado para testar novas tecnologias da Indústria 4.0, e contou com investimento de cerca de R$ 1 milhão. O valor foi recuperado com oito meses de funcionamento da instalação. Já no Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE), a solução foi aplicada para validação das linhas de produção dos Jeep Renegade e Compass e do Fiat Toro.
Debutante
A Honda comemora neste mês 15 anos de produção do Fit no Brasil. Lançado pela marca em 2003 e, atualmente, em sua terceira geração, o modelo vendeu mais de 545 mil unidades desde então.
Apresentação
A Peugeot e o Grupo Servopa fizeram a apresentação em Porto Alegre do 5008, novo SUV da marca francesa. O evento, na quinta-feira, contou com a presença da Country Manager Brasil da Peugeot, Ana Theresa Borsari.
Rally da Meia-Noite
A Savarauto promove, em parceria com o Classic Car Club RS, sediado em Porto Alegre, o XVI Rally da Meia-Noite. A saída está programada para a meia-noite dessa sexta-feira, com destino a Santa Cruz do Sul, reunindo 25 veículos antigos das décadas de 1950 a 1990.
Comandante italiano
O engenheiro italiano Antonio Filosa, de 44 anos, é o novo presidente da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) para a América Latina. Nascido em Nápoles, se formou pelo Instituto Politécnico de Milão e complementou a formação em gestão na Fundação Dom Cabral, em Minas Gerais. O executivo ingressou no Grupo Fiat em 1999 e, desde então, atuou nas áreas de manufatura, compras e supply chain, novos produtos, marketing e gestão de projetos.
Sem Android Auto
A Toyota é uma das montadoras que mais relutaram em introduzir sistemas de integração com smartphones nas centrais multimídia de seus veículos, temendo expor a privacidade de seus clientes. Agora, a empresa anunciou que não usará o Android Auto, sistema do Google, exatamente por esse motivo. Por enquanto, apenas o Apple CarPlay estará disponível na marca e em um modelo apenas, o novo sedã Avalon, recentemente revelado nos Estados Unidos.
Trimestre de alta
A Mercedes-Benz do Brasil encerrou o primeiro trimestre de 2018 com um resultado muito positivo nas exportações de caminhões. A marca aumentou em 37% as vendas para o mercado externo, contabilizando 2.134 unidades comercializadas entre janeiro e março, contra as 1.555 do mesmo período do ano passado. A Argentina foi o principal destino, com 1.372 unidades embarcadas nos três primeiros meses deste ano.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia