Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 19 de abril de 2018.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 20/04/2018. Alterada em 19/04 às 21h08min

Dia do Índio


IECAM/DIVULGAÇÃO/JC
Na Aldeia da Lomba do Pinheiro (Tekoá Anhetengua), as ações pelo Dia do Índio vão até domingo, data que marca o Descobrimento do Brasil. Desta quinta-feira até lá, líderes indígenas de sete aldeias Guarani estarão reunidos para trocar saberes e experiências sobre as atividades realizadas em suas áreas com equipe do Instituto de Estudos Culturais e Ambientais (Iecam). O grupo receberá orientação sobre processos de produção e conservação ambiental.

Peregrinação

Mais de 550 peregrinos, oriundos de 35 cidades, irão caminhar pela capital gaúcha neste domingo. Trata-se do II Caminho de Porto Alegre, que sairá da Catedral Metropolitana, às 7h, e passará por vários pontos turísticos, culturais e religiosos da cidade, em 21 quilômetros de trajeto. O evento é inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

Presidenciáveis no Estado

Mais dois presidenciáveis virão ao Rio Grande do Sul. O pré-candidato do PSOL, Guilherme Boulos, cumpre agenda em Porto Alegre nesta sexta-feira e no sábado. Na próxima terça-feira, é a vez do candidato do Partido Novo, João Amoêdo, vir à capital gaúcha para evento da Revista Voto.

Segurança

O Instituto Cultural Floresta fará o seminário Cidades contra a violência e trará a Porto Alegre especialistas como José Beltrame, Nivaldo Restivo, Diógenes Lucca e o norte-americano Frank Leija. A cúpula da segurança gaúcha também estará no painel: o secretário da Segurança, Cezar Schirmer (PMDB); o chefe da Polícia Civil, Emerson Wendt; e o subcomandante-geral da Brigada Militar, Mario Yukio Ikeda, participam. O evento acontece no dia 23 de abril, das 8h às 13h, no Teatro do Bourbon Country. É gratuito, mas com vagas limitadas.

Homenagem

Os endocrinologistas Jorge Gross e Mirela Azevedo serão homenageados neste sábado, na abertura do DiabeteSul 2018, que acontece no Sheraton Hotel, reunindo especialistas de todo o País. O casal faleceu tragicamente em um acidente de carro em 2017. Gross já havia recebido o título de Pesquisador Emérito do CNPq, pela excelência de sua produção científica. Clínico, professor e pesquisador, era considerado referência em seu segmento.

Consumo de aço

Os embarques de aços planos feitos por usinas siderúrgicas nacionais para o mercado gaúcho atingiram 836.814 toneladas em 2017, alta de 10,05% na comparação com 2016. A informação é do presidente da Associação do Aço do Rio Grande do Sul, José Antonio Fernandes Martins, que destaca a recuperação do setor, após três anos de forte queda no uso da matéria-prima pelo parque industrial transformador do Estado.

Operação Tapa-Buracos

A prefeitura de Porto Alegre fará uma Operação Tapa-Buracos a partir desta sexta-feira. Reportagem publicada no Jornal do Comércio de segunda mostrou que ruas e avenidas da Capital têm mais de 4 mil buracos. A ação da administração municipal não acontecia há cinco meses. O trabalho vai ocorrer através da compra emergencial de 200 toneladas de cimento asfáltico de petróleo, após três licitações que resultaram desertas. A matéria completa está aqui.
 

Revisão tarifária

Sindicatos, federações, associações e câmaras de indústria, comércio e serviços, e produção rural, além de representantes do poder público e consumidores, se reúnem em Caxias do Sul no dia 25. O encontro é preparatório à audiência pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que ocorre no dia seguinte e discutirá a revisão tarifária da RGE. A proposta é de aumento de mais de 19% na conta de luz para 255 municípios do Rio Grande do Sul.

Procon no Alegrete


LUCIANA TURELA/DIVULGAÇÃO/JC
Dentro do ciclo de ações do Procon-RS no interior do Estado, a diretora Maria Elizabeth Pereira esteve no Alegrete para conscientizar consumidores e fornecedores sobre direitos e deveres nas relações de consumo. As atividades do evento Rua do Procon foram acompanhadas pela prefeita Cleni Paz (PP), à direita na foto.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia