Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 18 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

JC Log�stica

COMENTAR | CORRIGIR

Com�rcio Exterior

Not�cia da edi��o impressa de 19/04/2018. Alterada em 18/04 �s 18h59min

Porto de Paranagu� realiza opera��o in�dita para ve�culos

Transa��o foi realizada no ber�o de atraca��o, normalmente utilizado para o transporte de a��car

Transa��o foi realizada no ber�o de atraca��o, normalmente utilizado para o transporte de a��car


/IVAN BUENO/APPA/DIVULGA��O/JC
O porto de Paranaguá fez, na quinta-feira, uma operação inédita de embarque e desembarque de veículos. No berço 205, foram movimentados simultaneamente 2.512 carros, 1.910 deles para exportação e outros 602 para importação. A novidade é que a operação foi realizada em um berço de atracação que geralmente é usado para operações com açúcar.
De acordo com o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Lourenço Fregonese, isso representa a capacidade que o porto tem de operar diferentes tipos de cargas. "Temos nos preocupado em acompanhar as mudanças nos mercados nacional e internacional. Por isso, o porto tem sido preparado para receber produtos das mais variadas naturezas, o que tem atraído cada vez mais operadores", explicou.
O navio Shanghai Highway, atracado para a operação, chamou a atenção pela sua estrutura. Com aproximadamente 180 metros de comprimento e 32 metros de largura, ele seguiu viagem com destino à Argentina.
Nos últimos anos, o porto de Paranaguá reorganizou sua infraestrutura portuária, de acordo com as novas demandas de mercado. Isso tem feito com que cada vez mais operadores escolham o local para exportar e importar produtos de alto valor agregado.
Uma das medidas adotadas foi a demolição de antigos armazéns, utilizados apenas até a década de 1980, dando lugar a novos pátios para movimentação de cargas gerais.
Com isso, o tamanho da área para armazenamento de veículos foi aumentada em 36%, o que representa 30 mil metros quadrados de novos pátios. Atualmente, podem ser armazenados, ao mesmo tempo, até 3,5 mil veículos no porto de Paranaguá.
Com reformas de modernização e ampliação feitas nos últimos anos, o porto de Paranaguá tem se tornado uma das principais opções do País para a movimentação de cargas gerais de alto valor agregado. Atualmente, é o segundo porto brasileiro em operações com veículos, exportando mais de 100 mil por ano. Entre as principais marcas que operam por Paranaguá estão as fabricantes internacionais Audi, BMW, Renault, Volkswagen e Volvo.
Segundo o diretor de Operações da Appa, Luiz Teixeira, além da capacidade para receber e armazenar um grande número de carros, o porto de Paranaguá tem apresentado um serviço de qualidade, o que gera segurança a quem quer exportar ou importar. "Entre as principais vantagens destacadas por quem escolhe o porto paranaense está a capacidade de operar muitos veículos ao mesmo tempo, com o menor índice de avarias entre os demais portos brasileiros", destacou.

Mar�o registrou movimenta��o hist�rica de cargas

Vendas de farelo de soja e milho foram destaques no m�s passado

Vendas de farelo de soja e milho foram destaques no m�s passado


/FABIO SCREMIN/APPA/DIVULGA��O/JC
O porto de Paranaguá registrou neste ano a melhor movimentação de sua história para o mês de março. Foram 4,93 milhões de toneladas operadas. O volume é 14,6% superior ao antigo recorde, de março de 2014, e foi puxado principalmente pelo aumento na movimentação de milho, farelo de soja e cargas gerais.
Com o resultado, o porto também atingiu a melhor marca da sua história para um primeiro trimestre do ano, com 12,73 milhões de toneladas importadas e exportadas de janeiro a março. O número é 9% superior ao melhor volume movimentado em um primeiro trimestre até então, alcançado no ano passado.
"A economia brasileira vem se recuperando, o campo continuou produzindo muito bem e, com a queda na safra americana de milho, os grãos brasileiros vão ganhar espaço nas exportações mundiais deste ano. O porto de Paranaguá se preparou para isso e agora consegue absorver a alta na demanda dos seus usuários", afirma o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Lourenço Fregonese.
Nos primeiros três meses deste ano, 677 mil toneladas de milho foram embarcadas, quase o dobro do movimentado no mesmo período do ano passado, quando foram exportadas 379 mil toneladas do grão. O farelo de soja, granel vegetal de alto valor agregado, também teve um aumento significativo no período. Foram 463 mil toneladas embarcadas em março e 1,48 milhão de toneladas exportadas no primeiro trimestre do ano, o que representa uma alta de 52% em relação ao trimestre inicial de 2017.
Em março, o porto de Paranaguá realizou o seu maior carregamento de grãos em um único navio. Foram 87 mil toneladas em uma embarcação que levou farelo de soja ao mercado europeu. "Além das reformas de repotenciamento do Corredor de Exportação, fizemos campanhas de dragagem que deram mais profundidade ao canal e permitiram operações maiores, como esta", diz Fregonese.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia