Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 22 de mar�o de 2018.

Jornal do Com�rcio

Pol�tica

COMENTAR | CORRIGIR

Elei��es 2018

Not�cia da edi��o impressa de 23/03/2018. Alterada em 22/03 �s 22h46min

PP define pr�-candidato ao governo do Rio Grande do Sul

Marcus Meneghetti
Mais de 2,8 mil convencionais do PP devem escolher neste sábado, no teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, o pré-candidato ao governo do Estado nas eleições de 2018. Dois nomes disputam a vaga de candidato a governador: o advogado Antônio Weck e o deputado federal Luis Carlos Heinze.
O diretório estadual espera que mais de 3 mil militantes passem pelo evento, que começa às 9h e vai até as 18h. O filiados com direito a voto representam 471 dos 497 municípios gaúchos. Podem votar os presidentes municipais da sigla, vereadores, vice-prefeitos, prefeitos, dois delegados por cidade, os 152 membros do diretório estadual, a senadora Ana Amélia Lemos (PP), entre outros.
A decisão sobre qual vai ser o candidato do PP a governador acontece na mesma semana em que o partido entregou os cargos no governo José Ivo Sartori (PMDB). Na última terça-feira, o presidente do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE), Otomar Vivian, e os secretários dos Transportes, Pedro Westphalen, e da Agricultura, Ernani Polo, entregaram os cargos no primeiro e segundo escalão.
Os dois pré-candidatos do PP têm viajado pelo interior do Estado, na tentativa de angariar votos junto à militância. Weck concentrou esforços nas regiões que apresentam maior número dos seus apoiadores, no Litoral Norte e no Vale dos Sinos. Heinze recebeu apoio de prefeitos da região das Missões (sua base eleitoral) e viajou para outras localidades, como por exemplo a serra gaúcha. 
O advogado de 56 anos tem se apresentado no partido como a "cara nova da política". Já o deputado federal valoriza sua experiência como prefeito de São Borja e como parlamentar na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.  
Outra diferença entre os dois é que Weck admite a possibilidade de ser vice em outra chapa. Há uma ala no PP gaúcho que defende a coligação com o PSDB, que tem como pré-candidato a governador o ex-prefeito de Pelotas Eduardo Leite. Aliás, a maior liderança da sigla, a senadora Ana Amélia Lemos, defende essa tese, pois teme que o PP se isole ao lançar uma candidatura própria.
Por outro lado, Heinze não abre mão da cabeça de chapa. Para corroborar sua tese, cita a pesquisa realizada pela executiva estadual, que constatou que 92,6% dos militantes desejavam lançar um nome para disputar o Palácio Piratini. O mesmo levantamento indicou Luis Carlos Heinze como o favorito dos filiados para concorrer, com 18,73% da preferência entre os quadros da legenda.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia