Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 27 de mar�o de 2018.

Jornal do Com�rcio

Internacional

COMENTAR | CORRIGIR

Espanha

Not�cia da edi��o impressa de 28/03/2018. Alterada em 27/03 �s 20h25min

Catal�es protestam contra pris�o de Puigdemont

Manifesta��es t�m sido frequentes desde o plebiscito de outubro

Manifesta��es t�m sido frequentes desde o plebiscito de outubro


/JOSEP LAGO/AFP/JC
Milhares de manifestantes irritados com a detenção do ex-presidente da Catalunha Carles Puigdemont interromperam várias estradas no Centro de Barcelona ontem e tentaram impor barreiras no tráfego regional, bloqueando as principais rodovias e estradas. Puigdemont está sob custódia na Alemanha, aguardando a decisão de um tribunal no Norte do país sobre um pedido de extradição pela Espanha.
Autoridades de transporte na região autônoma espanhola disseram que uma rodovia no Leste do país permaneceu bloqueada por manifestantes em Figueres, perto da fronteira com a França. Os ativistas ainda pararam o trânsito em outra estrada que leva à cidade de Lleida, e uma estrada nacional entre Tarragona e Valência. Eles também causaram interrupções em diversas ruas de Barcelona.
A Catalunha tem sido marcada por maciços protestos, em grande parte pacíficos, desde que a última tentativa de secessão da região da Espanha começou. A declaração de independência do Parlamento catalão, no fim de outubro, após um plebiscito ilegal, não recebeu reconhecimento internacional e provocou a tomada do governo regional pelas autoridades espanholas.
Puigdemont foi deposto e fugiu para a Bélgica. Depois de encerrar uma investigação sobre os acontecimentos da semana passada, um juiz da Suprema Corte acusou o político separatista de rebelião e uso indevido de fundos públicos. A Espanha, então, emitiu mandados de prisão para seis dos sete separatistas catalães que fugiram do país. Puigdemont foi detido no domingo, pouco depois de cruzar a fronteira com a Alemanha a partir da Finlândia.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia