Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 29 de março de 2018.

Jornal do Comércio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

tributos

Notícia da edição impressa de 29/03/2018. Alterada em 29/03 às 14h58min

Desconto máximo de 20,8% do IPVA 2018 vence nesta quinta-feira

Proprietários de carros com placas final 1 também têm até segunda-feira para acertar as contas

Proprietários de carros com placas final 1 também têm até segunda-feira para acertar as contas


ITAMAR AGUIAR/PALÁCIO PIRATINI/JC
O prazo para pagamento do IPVA com desconto máximo de até 20,8% termina nesta quinta-feira. Também neste dia vence a terceira e última prestação nos casos em que o motorista optou por parcelar o imposto.
Na próxima semana, se inicia a etapa de pagamento do IPVA conforme o número final da placa do veículo, cujo calendário está concentrado ao longo do mês de abril. Na segunda-feira, dia 2, é a data-limite para o final de placa com número 1. Nesse período, seguem valendo os mesmos benefícios dos programas Bom Motorista e Bom Cidadão. A cada semana haverá três vencimentos do IPVA. Essa fase encerra-se no dia 23 de abril.
Os condutores que não receberam multas nos últimos três anos terão dedução de 15%. Para quem não foi multado há dois anos o índice é de 10%. E para quem ficou um ano sem infrações o abatimento é de 5%.
O desconto do Bom Cidadão, por sua vez, dá aos proprietários de veículos que acumularam no mínimo 100 notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) mais 5% de desconto. Para quem quitar no mês de março é acrescido mais 1% de redução sobre o valor do tributo.

Serviço

Quem paga?
Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir de 1999.
Como pagar?
Para quitar o imposto, o proprietário deve apresentar Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório (DPVAT), taxa de licenciamento e multas de trânsito.
Onde pagar?
Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Caixa (loterias) e Banco do Brasil (somente para clientes).
Consultas e dúvidas
Para auxiliar os contribuintes, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) disponibiliza um site específico sobre o imposto: www.ipva.rs.gov.br. Nele, é possível consultar todos os dados relativos aos veículos, como multas, valores a pagar e pendências. Além do site, é possível baixar o aplicativo do tributo (IPVA-RS) para dispositivos móveis, disponível gratuitamente na app Store e na Google Play.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia