Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 27 de mar�o de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

energia

Not�cia da edi��o impressa de 28/03/2018. Alterada em 27/03 �s 20h54min

Aneel sugere aumento m�dio de 19,50% nas tarifas de luz da RGE

A perspectiva de incrementos elevados nas tarifas de energia das maiores distribuidoras do Rio Grande do Sul continua. Dessa vez, a concessionária que deverá confirmar um aumento expressivo é a Rio Grande Energia (RGE).
Na tarde de ontem, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a realização de audiência pública para debater a revisão tarifária periódica da companhia gaúcha e propôs um aumento de efeito médio a ser percebido pelos consumidores na ordem de 19,50%.
Apesar de ainda haver possibilidade de mudanças, normalmente o resultado final não é muito distinto do que foi sugerido inicialmente. A alteração nas contas de luz da RGE começarão a vigorar a partir de 19 de junho. Para a classe de consumidores B1 (residenciais), o incremento médio previsto é de 19,73%; para a alta tensão (indústria), de 19,05%; e para a baixa tensão (pequenos comércios), de 19,77%.
O presidente do Conselho de Consumidores da RGE, Claiton Gaieski Pires, admite que foi surpreendido pelos números apresentados e diz que esperava percentuais menores. "Pareceu extremamente alto", frisa.
O dirigente comenta que analisará mais profundamente as bases que foram adotadas para chegar a esse patamar. Porém, adianta que parte desse aumento é explicada pela taxa de remuneração de investimentos feitos pela concessionária que não foram amortizados.
Conforme o presidente do Conselho de Consumidores da RGE, durante a audiência pública, há pouca margem para mudar os números propostos. No entanto, Pires considera importante a participação de clientes, do Ministério Público e de sindicatos para demonstrar a insatisfação contra o robusto incremento.
O dirigente reforça que a questão afeta a competitividade da indústria e o poder aquisitivo da população. Pires chega a levantar a dúvida se as melhorias feitas pelas distribuidoras na rede elétrica, quando essas empresas já possuem boas condições de atendimento, valem a pena se vinculadas a pesados repasses na conta de luz.
O diretor de Operações da comercializadora de energia Electra Energy, Fernando Umbria, diz que não se surpreendeu com o aumento indicado. O dirigente salienta que o processo de revisão tarifária é o momento em que a Aneel passa um "pente fino" nas tarifas das concessionárias, analisando mais profundamente os custos dessas companhias.
Umbria cita o gasto com a aquisição da energia, encargos setoriais como a CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) e investimentos feitos na rede elétrica por parte da RGE como motivos que ocasionaram o percentual.
A audiência pública, que se estenderá do dia 28 de março até 12 de maio, também servirá para a definição dos limites dos indicadores de continuidade do fornecimento de energia da RGE (DEC e FEC), para o período de 2018 a 2023.
Haverá uma sessão presencial para debater o tema no dia 26 de abril na cidade de Caxias do Sul, em local e horário a serem definidos posteriormente.
As sugestões podem ser encaminhadas ainda por correspondência para o endereço da Aneel (SGAN, Quadra 603, Módulo I, Térreo, Protocolo Geral, CEP: 70830-100), em Brasília (DF). A RGE é a distribuidora de energia elétrica da Região Norte-Nordeste do Rio Grande do Sul que atende a 255 municípios.
A companhia é controlada pelo grupo CPFL, assim como a RGE Sul, que, recentemente, teve um incremento médio de 25,34% sugerido pela Aneel para as suas contas. Procurada pela reportagem do Jornal do Comércio, a assessoria de imprensa da RGE informou que a empresa não iria posicionar-se sobre os percentuais divulgados pela Aneel.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia