Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 27 de mar�o de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Turismo

Not�cia da edi��o impressa de 28/03/2018. Alterada em 27/03 �s 22h44min

MTur lan�a plano de qualifica��o do setor

Uma das metas do projeto � a inser��o de 39,7 milh�es de brasileiros no mercado consumidor de viagens

Uma das metas do projeto � a inser��o de 39,7 milh�es de brasileiros no mercado consumidor de viagens


/JO�O MATTOS/ARQUIVO/JC
O Minist�rio do Turismo (MTur) lan�ou ontem o Plano Nacional do Turismo 2018-2022, instrumento que estabelece diretrizes e estrat�gias para a implementa��o da Pol�tica Nacional de Turismo at� 2022, durante a 51� reuni�o do Conselho Nacional de Turismo (CNT). O documento traz como metas a cria��o de dois milh�es de novos empregos, o aumento do n�mero de turistas nacionais e internacionais, al�m da amplia��o da receita gerada pelo setor.
O novo plano prev� ampliar, at� 2022, o n�mero de empregos gerados pelo setor, passando de 7 milh�es para 9 milh�es de postos de trabalho. Tamb�m foram tra�adas metas para o turismo dom�stico - com a inser��o de 39,7 milh�es de brasileiros no mercado consumidor de viagens; aumento no n�mero de turistas internacionais no Pa�s, passando de 6,6 milh�es para 12 milh�es; e da receita advinda desses turistas, saindo dos atuais US$ 6,6 bilh�es para US$ 19 bilh�es em 2022.
"O turismo gera um de cada 10 empregos no mundo, o que demonstra a dimens�o desta atividade no contexto da economia global. No Brasil, o setor emprega sete milh�es de pessoas, direta e indiretamente, e a meta � chegar a nove milh�es de empregos at� 2022. A qualifica��o se coloca como condi��o importante para ampliarmos a empregabilidade por meio do turismo e contribuir efetivamente com os esfor�os do governo federal para enfrentar os desafios da educa��o profissional no Pa�s", afirmou o ministro Marx Beltr�o.
Para a secret�ria de Promo��o e Qualifica��o do MTur, Tet� Bezerra, a Pol�tica Nacional de Qualifica��o chega em um momento crucial para o Pa�s, auxiliando no combate ao desemprego e criando novas oportunidades para acesso dos jovens brasileiros ao mercado de trabalho. "Como pol�tica de Estado, ela contribui tamb�m para que o turismo se destaque como uma atividade capaz de impulsionar o desenvolvimento econ�mico, gerar emprego, renda e reduzir as desigualdades regionais", disse.
O setor empresarial, representado por Os�rio Naves, da Confedera��o Nacional de Turismo (CNTur), reconhece a necessidade da nova pol�tica de qualifica��o priorizar a base dos servi�os tur�sticos sem esquecer da gest�o. "Os munic�pios que j� investem em educa��o para o turismo, desde o Ensino Fundamental, como Gramado e Canela, na serra ga�cha, t�m o setor como principal atividade econ�mica", ressaltou o prefeito de Santo �ngelo (RS), M�rcio Nascimento, da Confedera��o Nacional dos Munic�pios.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia