Porto Alegre, domingo, 15 de março de 2020.
Dia Mundial do Consumidor. Dia da Escola.

Jornal do Comércio

Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

CORRIGIR

Energia

21/03/2018 - 16h55min. Alterada em 28/03 às 08h47min

Apagão atinge 13 estados do Norte e Nordeste

Conforme a CEEE, distribuidoras receberam alerta para corte de carga do ONS

Conforme a CEEE, distribuidoras receberam alerta para corte de carga do ONS


BETH SANTOS/SECRETÁRIA GERAL PR/DIVULGAÇÃO/JC
Estados das regiões Norte e Nordeste tiveram queda de energia nesta quarta-feira (21). Interrupções no fornecimento de energia foram registradas em diversas localidades das duas regiões. Nas redes sociais, moradores de estados como Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco e Sergipe relataram falhas em vários municípios.
Estados das regiões Norte e Nordeste tiveram queda de energia nesta quarta-feira (21). Interrupções no fornecimento de energia foram registradas em diversas localidades das duas regiões. Nas redes sociais, moradores de estados como Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco e Sergipe relataram falhas em vários municípios.
A Energisa, concessionária que atende diversos estados, emitiu comunicado oficial informando que "um problema técnico na Usina de Belo Monte (Pará) interrompeu o fornecimento de energia para o Norte, Nordeste e parte do Sudoeste". Segundo a nota, o Operador Nacional do Sistema (ONS) disse que não há previsão de restabelecimento.
O ONS informou que ainda está apurando a extensão e as causas do problema. O operador informa que, às 15h48, "uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN) causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento". De acordo com a nota, com a perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.
"Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste", acrescenta o comunicado. Segundo o ONS, às 16h15min, já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste e as equipes trabalham na recomposição dos sistemas Norte e Nordeste.
Informações preliminares distribuidora Cosern dão conta de que houve queda de energia em todos os municípios do Rio Grande do Norte. 
Rio Grande do Sul teve interrupção de fornecimento
A interrupção do fornecimento atingiu momentaneamente alguns municípios do Rio Grande do Sul. A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) informou que cumpriu a determinação do ONS após a emissão de um alerta para que as distribuidoras realizassem o corte de carga devido ao problema no SIN.
De acordo com a companhia, nenhum município foi afetado por inteiro. Na área de cobertura da CEEE, o fornecimento de energia foi interrompido por alguns minutos em pontos de Porto Alegre, Viamão, Guaíba, Jaguarão, Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, Pelotas, Bagé, Dom Feliciano, Santo Antônio da Patrulha e Torres.
A CPFL Energia que controla a RGE e a RGE Sul, as outras duas distribuidoras que operam no Rio Grande do Sul, informou que queda de energia em seu sistema foi pontual, devido a atuação do primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac), desligando aproximadamente 7% das cargas da distribuidora. "A recomposição da energia aconteceu em poucos minutos e a normalização do sistema aconteceu até às 16h", diz a nota da companhia.
Com informações da Agência Brasil