Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 20 de Março de 2018 às 17:54

Demanda de empresas por crédito recua 15,4% em fevereiro, mostra pesquisa

A demanda das empresas por crédito sofreu, em fevereiro, um tombo de 15,4% na comparação com janeiro, que, por sua vez, registrou uma expansão de 5,1% sobre dezembro de 2017, segundo divulgou ontem o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito.
A demanda das empresas por crédito sofreu, em fevereiro, um tombo de 15,4% na comparação com janeiro, que, por sua vez, registrou uma expansão de 5,1% sobre dezembro de 2017, segundo divulgou ontem o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito.
Na leitura de fevereiro com o mesmo mês do ano passado, a demanda das empresas por crédito mostra um crescimento de 1,2%. No acumulado de janeiro e fevereiro, as instituições financeiras receberam 6,7% a mais de solicitação de crédito pelas empresas.
Ao analisar os dados, os economistas da Serasa Experian destacam a variação interanual da demanda empresarial por crédito, que, de acordo com eles, consolida a retomada do crescimento econômico combinada com a queda dos juros. Por esta leitura dos dados, a demanda por crédito cresce pela quinta vez consecutiva.
O Indicador da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra de cerca de 1,2 milhão de CNPJs consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e as instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.
De acordo com a Serasa Experian, a alta interanual da busca empresarial por crédito em fevereiro foi determinada pelo comportamento das micro e pequenas empresas, que aumentaram suas demandas em 1,4%. Nas médias empresas, houve retração de 5,9%, e, nas grandes, a queda foi de 2,9% neste segundo mês do ano.
Na comparação com o primeiro bimestre do ano passado, a busca empresarial por crédito cresceu 7,1% nas micro e pequenas empresas. Nas médias, houve retração de 6,6%, e, nas grandes, o recuo foi de 2,5%.
Na avaliação por setores, o que o levantamento mostra é que, em fevereiro último, as empresas de serviços expandiram suas demandas por crédito em 3,5% frente a idêntico mês no ano passado. Nas empresas do setor industrial, porém, houve recuo de 4,1%, e, nas empresas comerciais, praticamente houve estabilidade, com ligeira queda de 0,1%.
Frente ao acumulado dos primeiros dois meses do ano passado, as empresas de serviços expandiram suas demandas por crédito em 8,96%. Nas empresas comerciais, a alta interanual foi de 5,3%, e, nas empresas industriais, a expansão foi de 4,1%.
Em fevereiro, a demanda empresarial por crédito cresceu 3,6% no Centro-Oeste, 2,7% no Sul e 0,4% no Sudeste. Na direção contrária, houve recuos no Norte (1,8%) e no Nordeste (0,7%), sempre em relação ao mesmo mês do ano passado.
Já no acumulado do primeiro bimestre do ano, todas as regiões mostraram avanço em suas demandas empresariais por crédito. No Sul, segundo a pesquisa, a expansão foi de 11,7%. Na Região Nordeste, o crescimento foi de 10,6%; no Centro-Oeste, de 7,1%; no Norte, de 4,1%; e no Sudeste, de 3,1%.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO