Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 12 de Março de 2018 às 08:15

Bolsas asiáticas seguem rali de Nova Iorque e iniciam semana em alta

Agência Estado
As bolsas asiáticas começaram a semana com ganhos, inspiradas por um rali dos índices acionários de Nova Iorque, que saltaram na sexta-feira (9) em reação a dados dos EUA que mostraram forte criação de postos de trabalho e inflação salarial abaixo do esperado em fevereiro.
As bolsas asiáticas começaram a semana com ganhos, inspiradas por um rali dos índices acionários de Nova Iorque, que saltaram na sexta-feira (9) em reação a dados dos EUA que mostraram forte criação de postos de trabalho e inflação salarial abaixo do esperado em fevereiro.
Ao mesmo tempo em que o mercado de trabalho dos EUA mostrou robustez no mês passado, um aumento menor do que o esperado nos salários aliviou temores de que a inflação na maior economia do mundo pudesse estar avançando com muita velocidade, o que daria espaço para o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) elevar juros mais rapidamente.
No fim de 2017, o Fed previu que elevaria juros três vezes este ano, mas vários analistas apostam que poderá haver um quarto ajuste para cima.
Na China, o índice Xangai Composto subiu 0,59% nesta segunda-feira, a 3.326,70 pontos, impulsionado por ações de produtores de metais básicos, de fabricantes de chips e de companhias aéreas, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto garantiu avanço mais expressivo, de 1,24%, a 1.908,84 pontos.
No fim de semana, o Congresso chinês - que é dominado pelo partido governista - aprovou uma proposta de eliminar a restrição para mandatos presidenciais, abrindo o caminho para o presidente Xi Jinping se manter no poder indefinidamente. Em outubro do ano passado, Xi conquistou um segundo mandato de cinco anos, durante encontro quinquenal do Partido Comunista chinês.
Em Tóquio, o Nikkei teve valorização de 1,65% hoje, a 21.824,03 pontos, apesar da força demonstrada pelo iene frente ao dólar durante a madrugada, fator que tende a pesar em papéis de exportadoras japonesas.
Já em Hong Kong, o Hang Seng subiu 1,93%, a 31.594,33 pontos, atingindo o maior nível desde o início de fevereiro, graças a ações da gigante de internet Tencent e de seguradoras, todas com ganhos em torno de 3%. Na capital sul-coreana, Seul, o Kospi avançou 1%, a 2.484,12 pontos.
Entre mercados asiáticos menores, o Taiex registrou alta de 1,26% em Taiwan, a 11.002,10 pontos, alcançando seu maior patamar em quase seis semanas, enquanto o filipino PSEi exibiu ganho de 0,97% em Manila, a 8.453,50 pontos.
No radar dos investidores na Ásia continuam a recente decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor tarifas a importações de aço e alumínio e o anúncio de que Trump e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, deverão se reunir até maio para discutir o programa nuclear norte-coreano.
Na Oceania, a bolsa australiana ficou no azul pelo terceiro pregão consecutivo, sustentada por papéis de petrolíferas e de mineradoras. O S&P/ASX 200 subiu 0,55% em Sydney, a 5.996,10 pontos, seu melhor nível desde o começo de março. 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO