Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 01 de março de 2018.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Affonso Ritter

Observador

Notícia da edição impressa de 02/03/2018. Alterada em 01/03 às 21h33min

O risco do voo de galinha

Foi um alívio, ainda que não surpresa, a confirmação oficial do IBGE, já projetada e aguardada, de que enfim saímos desta tragédia que foram os dois anos de recessão. O índice de 1% é baixo, não recupera as perdas. Ainda estamos no patamar do primeiro semestre de 2011, de sete anos atrás, segundo a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis. E não há nenhuma garantia de que a recuperação se dê a partir deste ano, ainda que as previsões sejam otimistas. Não é ao acaso que reiteradamente se compara a economia brasileira ao voo da galinha. Seu crescimento não é sustentável. Estamos a sete meses de eleições gerais, e o cenário permanece bastante confuso em candidatos para liderar o País.
Na crista da onda
Única concessionária da Mercedes-Benz no Estado, a Savarauto apresenta uma série de pranchas de surf, assinadas pelo surfista Serginho Laus, inspiradas nos modelos AMG, vintage e outros veículos que marcaram a história da marca. Os modelos já estão disponíveis na concessionária de Porto Alegre e no site Mercedes-Benz Collection.
Troca de lâmpadas
A RGE Sul começou a trocar 2.798 lâmpadas fluorescentes no Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul por modelos de tecnologia LED - que reduzem em até 50% o consumo de energia -, investimento de R$ 258 mil. O custo da doação é por conta do Programa de Eficiência Energética da RGE Sul, que ainda dá o encaminhamento correto às lâmpadas descartadas.
É a safra da década
Vinícola Miolo está perto de finalizar a colheita 2018 com a constatação de que, há pelo menos seis anos, não se via clima tão propício para a qualidade da vindima gaúcha. Até agora, nesta década, foram duas safras de qualidade excepcional: 2011 e 2012, mas nenhuma superará a qualidade da de 2018.
A MRV no Estado
Após recorde histórico de vendas e lançamentos em 2017, com 47 mil unidades vendidas em todo o País, a MRV Engenharia projeta lançar mais de 5 mil unidades no Estado em 2018, investimento de R$ 500 milhões. Serão 1.416 unidades em Porto Alegre, 1.120 em Canoas, 740 em Gravataí, 624 em Viamão, 516 em Caxias do Sul, 400 em Novo Hamburgo, 260 em São Leopoldo e 220 em Sapucaia do Sul.
Cenário econômico
Representantes de algumas das principais gestoras de recursos do Brasil e do mundo estarão reunidos no Instituto Ling, em Porto Alegre, na manhã do dia 8 deste mês, para avaliar o cenário econômico e as perspectivas futuras da Previdência, em evento da Icatu Seguros. Estarão nos painéis empresas como Black Rock, Verde Asset Management, Adam Capital, AZ Quest, Icatu Vanguarda e Apex Capital.
Pequena e exportadora de tecnologia
É de Novo Hamburgo um exemplo de empresa pequena, mostrando que não precisa ser grande para exportar tecnologia. Trata-se da Isa Tecnologia - que, aliás, investe na internacionalização da marca para equilibrar o faturamento interno com o externo. Hoje, 20% da sua receita anual já vem das vendas externas, mas a meta é atingir de 35% a 45%, segundo a gerente de marketing, Juli Crasnhak. Para isso, ela participou em 2017 de quatro feiras fora do Brasil e tem agentes de vendas em 10 países. Entre seus destaques está o equipamento que resgata o Sistema String de montagem, em uma versão automatizada, que contribui de forma revolucionária para o ganho de tempo e a redução dos custos de produção de calçados.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia