Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 29 de mar�o de 2018.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro R�pido

Not�cia da edi��o impressa de 29/03/2018. Alterada em 28/03 �s 20h00min

Volta � normalidade

A produção de automóveis da General Motors no Brasil retornou ao ritmo normal após cinco semanas. A paralisação nesse período estava prevista devido à expansão da capacidade e modernização de linhas de montagens. As obras, concentradas nos complexos de Gravataí (RS), São Caetano do Sul (SP) e Joinville (SC), representam também a primeira fase do processo de adequação para receber, no futuro, uma nova família de veículos, assim como para se alinhar aos preceitos de manufatura 4.0.
Gigantes alemães unidos
O BMW Group e a Daimler AG assinaram um acordo para unir os seus serviços de mobilidade urbana sustentável. Ambos terão participação de 50% na joint venture que abrange seus serviços de mobilidade. O negócio, ainda pendente de aprovação das autoridades competentes, mira a liderança e expansão em escala global em cinco frentes: compartilhamento de veículos, serviço de táxi personalizado, estacionamento digital, recarga para carros elétricos e eletromobilidade sob demanda.
Ofensiva mercadológica
A Volkswagen do Brasil completou 65 anos em meio a uma ofensiva mercadológica que envolve R$ 7 bilhões de investimentos no desenvolvimento e lançamento de 20 novos veículos até 2020. A montadora recentemente alcançou o marco de 23 milhões de automóveis produzidos no País.
Passo para o futuro
Ao inaugurar uma completamente nova linha de montagem de caminhões em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP), a Mercedes-Benz dá um grande passo rumo à implantação do conceito de Indústria 4.0 no Brasil. A nova linha de produção permitirá maior qualidade e flexibilidade no atendimento das demandas dos clientes, com ganho de 15% em eficiência operacional em relação à anterior. Entre os diferenciais tecnológicos estão mais de 60 veículos autoguiados, modernas impressoras 3D e, em breve, óculos de realidade aumentada.
Usina de motores
O Groupe PSA alcançou a marca de dois milhões de motores produzidos na Usina Mecânica de Porto Real (RJ), unidade responsável por essa atividade no Brasil. A planta receberá, no biênio 2017-2018, R$ 56 milhões em investimentos para aumento de produção e implantação de uma nova linha de virabrequins, que entrará em funcionamento em julho.
Terceiro turno
Prestes a completar três anos de operação, o Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE), onde são feitos os SUVs Renegade e Compass e a picape Fiat Toro, passa a produzir em três turnos. A ampliação do horário de trabalho exigiu a contratação de cerca de 1,5 mil novos colaboradores, considerando a linha de montagem, as 16 fornecedoras que integram o parque industrial e empresas terceirizadas, totalizando 13,6 mil empregados.
Plataforma de serviços
A Ford iniciou a operação no Brasil do FordPass, nova plataforma de serviços e conveniência com uma série de funcionalidades para os consumidores. Qualquer pessoa, seja proprietária de carro da marca ou não, poderá utilizar os serviços gratuitamente, baixando o aplicativo FordPass para smartphone. O aplicativo possibilita localizar e comparar preços de postos de combustível, estacionamentos, pesquisar pontos de interesse, acessar a assistência 24 horas e fazer o agendamento online de serviços nos distribuidores Ford. O FordPass soma mais de três milhões de downloads globalmente desde 2016, quando foi lançado nos Estados Unidos e no Canadá. O Brasil é o primeiro país a contar com a versão 2.0 do app, que sofreu vários aprimoramentos.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia