Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, domingo, 25 de mar�o de 2018.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Osni Machado

Empres�rios & Cia

Not�cia da edi��o impressa de 26/03/2018. Alterada em 23/03 �s 18h42min

Faculdade Senac busca Educar para o trabalho

Nagel conta que a faculdade possui uma filosofia pr�pria e diferenciada

Nagel conta que a faculdade possui uma filosofia pr�pria e diferenciada


/CLAITON DORNELLES/JC
A Faculdade Senac Porto Alegre está alinhada as metas basilares do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no Rio Grande do Sul e, de certo modo, até no Brasil, que é "Educar para o trabalho". É com este pensamento que se define a forma de se fazer educação para o mercado.
O diretor da Faculdade Senac Porto Alegre, Elivelto Nagel, explica que existe uma dedicação total para educação profissional e não é apenas no Ensino Superior que se pensa, mas no Ensino Superior com viés profissional na plenitude . "Isto é a nossa missão; a nossa razão de existir", salienta.
Nagel lembra que o Senac foi criado por força de lei na década de 1940 e o foco sempre foi direcionado à "leitura" deste mercado de trabalho e isto, segundo ele, vai desde a criação de um produto (curso) até a formatura de seus alunos.
"Quando criamos um curso, aplicamos a metodologia, chamada de Comitê Técnico Setorial. Nos encontros do comitê, convidamos profissionais de determinada área - em estudo -, lideranças de entidades, executivos, professores, alunos e ex-alunos; todos os entes daquela área profissional", diz.
O diretor dá, como exemplo, a área de Marketing e, neste caso, são chamados profissionais de marketing, executivos de marketing, ex-alunos e assim por diante. Isto, de acordo com Nagel, ajuda na concepção e criação de um projeto eficaz para elaboração de um curso, "com a vivência de seus entes" para atender necessidades da formação de mão de obra. Ele comenta que, deste modo, a Faculdade Senac tem a sua filosofia própria e diferenciada de outras instituições de Ensino Superior. Diz que não existe uma maneira certa ou errada, o que há é uma forma de se trabalhar a metodologia na formação de pessoas aptas para resolverem uma ampla gama de tarefas "de modo proativo" e atuarem efetivamente junto ao processo econômico.
Nagel detalha que os professores da instituição têm expertise em suas áreas, com conhecimentos práticos e teóricos. Lembra que estes profissionais são avaliados e devidamente capacitados como professores. "Nos encontros, procedemos aos cruzamentos de informações em vários níveis, que levam em conta todos os entes envolvidos", salienta.
"Contamos também com uma área de inteligência de mercado, voltada a validação dos cursos, por meio de ferramentas, que fazem diagnósticos sobre a real efetividade de um curso e capaz de dizer se ele continua ou não." Destaca também que existe um processo natural de vida de tais cursos e que eles estão sempre se renovando para atender à evolução natural do mercado.
Nagel acrescenta que as avaliações usam dados de fontes oficiais, com o Ministério da Educação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, entre outros.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia