Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 15 de Março de 2018 às 21:53

As águas de março


BETO RODRIGUES/DIVULGAÇÃO/JC
O melhor mês de veraneio é março, já diziam os nossos avós, e pelo menos em um aspectos é a mais pura verdade: não há o atropelo e a infestação de multidões ocupando todo centímetro quadrado da areia. As lojas e supermercados também não têm congestionamentos e dá até para pechinchar. Mas há uma tendência nova, segundo antigos moradores: a procura por praias pequenas, que já eram menos conturbadas até no auge do veraneio. É a legítima volta ao passado. No caso, Guarany, na Zona Norte de Capão da Canoa.
O melhor mês de veraneio é março, já diziam os nossos avós, e pelo menos em um aspectos é a mais pura verdade: não há o atropelo e a infestação de multidões ocupando todo centímetro quadrado da areia. As lojas e supermercados também não têm congestionamentos e dá até para pechinchar. Mas há uma tendência nova, segundo antigos moradores: a procura por praias pequenas, que já eram menos conturbadas até no auge do veraneio. É a legítima volta ao passado. No caso, Guarany, na Zona Norte de Capão da Canoa.

Recall das leis

Alvo de críticas gerais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revogou trechos de resolução que restringia o alcance de pesquisas de opinião, vetando a formulação de perguntas não relacionadas às eleições apenas alguns dias após a resolução ser publicada. É a nossa sina. Primeiro se constrói um diploma legal e depois se verifica que ele tem mais furos que queijo suíço. O que houve com o bom e velho fazer bem feito?

Feliz aniversário

Neste sábado, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) completa 70 anos de resistência em defesa da arquitetura e urbanismo, da cidade e da cultura. Para celebrar essa trajetória, a partir das 17h, o Solar do IAB-RS (rua General Canabarro, 363), no Centro Histórico da Capital, receberá um grande evento aberto ao público, com homenagens, música e gastronomia.

Os cautelosos

Do falecido astrofísico Stephen Hawking: "Me dei conta que mesmo as pessoas que acreditam que tudo está predestinado e que não podemos fazer nada para mudar nosso destino, seguem olhando os dois lados antes de atravessar a rua".

De alto a baixo

Estamos bem arrumados. Pifam os Correios cá em baixo e pifam as comunicações em geral lá em cima, por causa da intensa atividade solar que deve se prolongar mais alguns dias. Do smartphone aos e-mails, tudo vai devagar. Ou nem vai. E não raro já não eram grandes coisas.

De olho na bombona I

Uma boa notícia para quem sempre ficava intranquilo com a qualidade da água mineral em bombonas. O secretário estadual da Fazenda, Giovani Feltes (PMDB), confirmou nesta ao deputado João Fischer (PP) que o governo deve apresentar, na próxima semana, projeto de lei que cria selo de controle fiscal e sanitário nos garrafões de 20 litros da água mineral comercializada em todo o Estado.

De olho na bombona II

A própria Associação Gaúcha dos Envasadores de Água Mineral apresentou a proposta para Fixinha, ainda em dezembro de 2016. A intenção dos produtores, explica o parlamentar, é combater a sonegação e a concorrência desleal no setor. Atualmente, 25 distribuidoras de água mineral atuam no Estado. A preocupação é fazer com que o consumidor tenha informações sobre a qualidade da água comercializada e a sua procedência.

Assinantes do JC

A promoção "Quero Café com JC" chega ao seu final com três ganhadores dos prêmios exclusivos para os assinantes em dia, da modalidade do plano anual. Os prêmios caberão ao portador cujo número corresponder à extração da Loteria Federal em 14/03/2018, observada a ordem crescente. Resultado do Concurso 05266: 1º prêmio: 23922 | 2º prêmio: 39059 | 3º prêmio: 38606. Confira o regulamento em www.jornaldocomercio.com ou ligue 0800-051-0133. Certificado de Autorização Caixa n° 1-6295/2017.

É gol!

Odacir Klein (PMDB) na Secretaria Estadual da Agricultura é uma grande notícia para o setor e para os gaúchos. É do ramo, tem jogo de cintura, navega bem nas águas turbulentas da política e conhece os dois lados do balcão.

Historinha de sexta

O leitor C. F. Vogt estava na calçada da rua Santana, próximo a uma farmácia, conversando com um casal de idosos. Passou uma moto potente, fazendo muito barulho. Todos tiveram que parar de conversar. Ele então falou.
- Ninguém multa! A cidade está uma zona!
A senhora arrematou:
- Ela e o Brasil todo!
Para quem conhece o termo, mas não tem precisão total do seu significado, em tempos antigos "zona" não era coisa que se falasse alto e bom som. Era sussurrado.

Miúdas

  • OBRAS de revitalização da rua Voluntários da Pátria deverão ser retomadas semana que vem. Vai desta vez?
  • SECA na Argentina causou quebra de 17% na safra de grãos. Prejuízo de US$ 4,4 bilhões só na exportação.
  • COMO desgraça pouca é bobagem, a seca continua no país vizinho. É dura a vida no campo. Ou chove demais ou de menos.
  • É uma vida sacrificada. Mal acordam e já olham para o céu, preocupados. Sem falar no preço da comercialização.
  • GRANDE repórter, William Waak, ex-âncora de Globo e GloboNews, terá coluna semanal no Estadão.