Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 14 de Março de 2018 às 22:35

Palavra de vida

O caminho da existência cristã marcado pela experiência da fé implica o compromisso de amar como Deus ama. Esse caminho não é expressão de uma decisão ética ou de uma grande ideia, mas do encontro pessoal com um acontecimento, como uma pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo (Bento XVI).
O caminho da existência cristã marcado pela experiência da fé implica o compromisso de amar como Deus ama. Esse caminho não é expressão de uma decisão ética ou de uma grande ideia, mas do encontro pessoal com um acontecimento, como uma pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo (Bento XVI).
Esse caminho pressupõe a graça e a disposição para sempre e de novo construir comunhão com o Senhor através da escuta da Palavra, da oração e da caridade. 
A leitura, a escuta e o estudo da Palavra do Senhor, em espírito de oração e devoção, são condições para compreender o que significa amar como Deus ama.
Neste tempo especial da Quaresma, somos exortados a nos colocar em atitude ainda mais intensa de acolhida da Palavra do Senhor. Meio particular para cultivar tal atitude é a Leitura Orante da Palavra - prática milenar da Igreja. 
O exercício da Leitura Orante da Palavra pode ser realizado individualmente ou em comunidade. Quando realizado em comunidade, impele mais facilmente ao diálogo da caridade e ao crescimento do diálogo da verdade. Ouvir juntos a Palavra de Deus, guiados por esse exercício, oferece oportunidade privilegiada para deixar-se surpreender pela novidade que nunca envelhece e jamais se esgota da Palavra do Senhor, coopera na superação de nossa surdez àquelas palavras que não estão de acordo com as nossas opiniões ou preconceitos, permite escutar e estudar na comunhão dos fiéis de todos os tempos: tudo isso constitui um caminho a percorrer para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra (Verbum Domini, n. 46).
A comunidade reunida é casa da Palavra. Nela, deixamo-nos confrontar e desafiar pela Palavra do Senhor, que nos converte, sustenta, orienta e instiga a sair em missão.
O confronto com a Palavra favorece o encontro pessoal com Jesus Cristo semelhante ao modo de tantos personagens do evangelho iluminados e recriados porque se abriram à experiência da misericórdia do Pai, que se oferece por sua Palavra de verdade e vida. Não abriram o coração para algo do Messias, mas ao próprio Messias. De fato, à base de toda a espiritualidade cristã autêntica e viva está a Palavra do Senhor anunciada, acolhida, celebrada e meditada na Igreja.
No centro do itinerário quaresmal está Jesus Cristo e seu Evangelho de vida. A referência maior é sempre Ele! E não poderia ser de outro modo, pois a Quaresma nos leva à Pascoa.
A Quaresma é tempo favorável para, à luz da Palavra, rever nossa vida de batizados e discípulos do "homem que passou por entre nós fazendo o bem" (At, 10,38) e que "fazia bem todas as coisas" (Mc 7, 37).
A Igreja do Brasil, orientada pela Palavra do Senhor, convida a refletir sobre o tema "Fraternidade e superação da violência". Isto porque na base de toda forma de violência está uma situação de pecado pessoal e social.
Deixando-nos atingir e transformar pela Palavra, estaremos lançando luzes sobre as razões profundas da violência e encontrando indicações seguras para a superação de tal realidade.
Acolhendo a Palavra do Senhor com coração aberto e deixando-se desafiar pelo espírito da Quaresma não haverá espaço para reproduzir o discurso daqueles que pretendem se manter nas sombras do ódio, lançando luzes ilusórias sobre a ponta do iceberg, denominado violência.
À luz da Palavra, em diálogo fraterno e espírito de oração, saberemos superar as verdades prontas que defendem o fim da violência a partir de intervenções espetaculares, do endurecimento das penas, da redução da maioridade penal, da ocupação dos lugares de miséria e pobreza, como se os miseráveis e pobres fossem a razão da violência.
A superação da violência passa pela vitória sobre o espírito do mal, da ganância e da exploração que invadiu o coração de alguns que desejam o caos, para assim aumentar lucros, vantagens e privilégios injustos.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO