Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 25 de fevereiro de 2018.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
José A. V. da Cunha

Intervalo

Notícia da edição impressa de 26/02/2018. Alterada em 25/02 às 20h33min

Tecnologias e tendências...

Quer entender mais sobre o futuro nas áreas da saúde, do entretenimento, da Internet das Coisas, da inteligência artificial e das smart cities? Uma boa oportunidade estará no evento Tech Nights, que o projeto Black Sheep promete realizar em março ao reunir especialistas para falar sobre as novas tecnologias que revelam tendências do mundo digital. O interessante é que os palestrantes adotarão como ponto de partida os desafios e tecnologias apresentados pelo seriado Black Mirror, da Netflix. Será às 19h do dia 6, no Espaço Voz, junto ao Shopping Total.

... na ótica de especialistas


COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
São três os especialistas que o Black Sheep Project reunirá. Um é Renato Cunha, professor de MBA e pós em instituições como Hospital Alemão Oswaldo Cruz, ESPM e Unisinos, onde ministra aulas sobre temas ligados à gestão de inovação, negócios e pessoas. Outra é Taís Bellini, cientista da Computação que atua na HP, em projetos com interação por voz em assistentes pessoais, como Google Home e Alexa. O terceiro é o publicitário Billy Garcia, que atua como design de Novos Negócios na Escala e que registra passagens por escritórios de tecnologia e games em Nova Iorque e Paris.
 

Só para quem apostou

O grupo de nove agências porto-alegrenses que se aliaram para realizar uma pesquisa sobre o mercado publicitário acaba de obter informações privilegiadas e exclusivas sobre o comportamento do setor no Estado. Detalhes sobre turnover nas agências, salário médio por funções, impacto da folha de pagamento sobre o faturamento, está tudo lá. Mas nada será divulgado: as agências assinaram entre si um pacto de confidencialidade que assegura que só elas têm acesso aos dados, podendo fazer deles o uso que quiserem para o bem de seu negócio.

Obstáculos à irresponsabilidade

Facebook e Google não estariam fazendo o suficiente para policiar conteúdo extremista e ilegal que cria divisões na sociedade e deixa as crianças desprotegidas. Este é o entendimento de um dos maiores anunciantes do mundo, a Unilever, descontente com o resultado da exposição nestas plataformas digitais. Anunciou que quer fazer, daqui para frente, parcerias e investimento apenas com "plataformas responsáveis". O desafio, no entendimento do próprio marketing da companhia, é redefinir o que é um negócio responsável, porque, "por tudo o que as empresas de tecnologia estão fazendo, há algumas consequências não desejadas que agora precisam ser abordadas".

Perfil


COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
O perfil publicado nesta semana por Coletiva.net é do comunicador e ator Zé Victor Castiel.

Google, o Grande Irmão


COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
Não é nada boa a notícia em que o Google Chrome informa que passará a ter um bloqueador de publicidade embutido no seu navegador, o Chrome. Por ele, os anúncios que "não se adaptarem às boas práticas do Google" não serão exibidos para usuários. Isso significará que a maior empresa do mundo em publicidade digital, cujo volume de recursos já supera os carregados para a TV, atuará como nossa Grande Irmã, decidindo por nós o que podemos ver ou não. Na Europa, já começam os primeiros movimentos para barrar ou dificultar esta iniciativa.
 

gente


COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
A publicitária Laura de Azevedo assumiu a diretoria de Criação da Moove, eleita Agência do Ano no último Salão da Propaganda. Laura traz uma rica experiência em agências como Centro, Escala e Matriz e recebeu como desafio liderar um grupo de Criação empenhado em revolucionar num mercado que está em acelerada transformação. E com um diferencial importante, para ela, ao ocupar um cargo no qual as mulheres ainda são a minoria. "O caminho ainda é longo, e receber da Moove essa oportunidade é um desafio e uma honra", diz Laura.

Tá ligado

ADVB-RS passará a oferecer uma formação em Marketing Digital. O programa será desenvolvido a partir de abril, em sete módulos, na sede da associação (avenida Edvaldo Pereira Paiva, 1.000). O curso contará com a prática de ações on-line e ensino de estratégias e de ferramentas para gerenciar as iniciativas no segmento. Cada módulo será conduzido por um profissional especialista na área. Mais detalhes pelo telefone (51) 3290-6300 ou em relacionamento@advb.com.br.
 

Parceiros

QUEM QUER ser voluntário? O desafio foi apresentado pelo Grupo de Planejamento do Rio Grande do Sul (GP-RS) em sua página no Facebook. O presidente Alexandre Laybauer explicou que o GP espera a adesão de profissionais de diferentes áreas que queiram contribuir, "o que é fundamental para gerarmos uma provocação no mercado" e uma "renovação das ideias para ampliar as atividades". O primeiro encontro com os novos amigos será no próximo dia 5, às 19h, em local a ser definido.
 

Agências

  • GLOBAL anunciou o retorno a seu portfólio dos clientes Casa Valduga e Casa Madeira. Cuidará da gestão de branding das duas marcas, o que inclui estratégia de marca, geração de conteúdo em canais on e off-line, mídia social e Ponto de Venda (PDV).
  • AGÊNCIA i criou a campanha para Olina, com o conceito "Seu bem estar natural".

By the way...

... dom Irno pede para registrar a opinião do senador norte-americano Daniel Moynihan: "Todo mundo tem direito a sua própria opinião, mas não a seus próprios fatos".
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia