Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 26 de Janeiro de 2018 às 09:43

Meirelles avalia que ausência de candidatura de Lula beneficiaria nomes de centro

Lula confirmou sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto na quinta-feira (25)

Lula confirmou sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto na quinta-feira (25)


JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL/JC
Agência Estado
Após a confirmação da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em segunda instância nesta semana, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, avaliou que a possível ausência do petista na disputa eleitoral de 2018 deverá beneficiar os candidatos de centro.
Após a confirmação da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em segunda instância nesta semana, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, avaliou que a possível ausência do petista na disputa eleitoral de 2018 deverá beneficiar os candidatos de centro.
Apesar de ter a pena aumentada para 12 anos e 1 mês de prisão na quarta-feira, Lula irá recorrer da decisão em liberdade e foi lançado nesta quinta-feira (25) oficialmente como pré-candidato do Partido dos Trabalhadores à Presidência da República. A candidatura do ex-presidente, no entanto, pode ser barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
"Independentemente da minha decisão sobre candidatura, não há dúvida que a ausência de Lula (na eleição) beneficia os candidatos de centro. Isso porque os candidatos extremistas têm dificuldades de voto, e os eleitores de Lula que não são militantes do PT tendem a votar em candidatos de centro", afirmou Meirelles nesta sexta-feira (26) em entrevista à rádio CBN.
O ministro repetiu que o País deve gerar mais de 2,5 milhões de novos empregos em 2018 e garantiu que o teto de gastos será cumprido em 2018, como foi e 2017. "Já existe um controle de gastos bastante forte, mas o problema é a Previdência. Os gastos com a Previdência representam um porcentual crescente do orçamento", reafirmou.
Por isso, continuou Meirelles, a provação da reforma previdenciária seria "absolutamente necessária". Segundo ele, o governo "mantém firme" a posição de votar o projeto nos moldes do substitutivo que já está no plenário da Câmara dos Deputados.
"Acreditamos que haverá grande possibilidade de aprovar a Previdência agora. Mas o Congresso é soberano e não compete ao poder Executivo determinar o quê os parlamentares farão", acrescentou.
O ministro voltou a minimizar o rebaixamento da nota de crédito do Brasil pela S&P neste mês. Segundo ele, o corte na nota brasileira é uma questão pontual que tem a ver com as medidas de ajuste fiscal que tramitam no Congresso.
"O rebaixamento do País uma parece coisa grandiosa, mas é uma coisa específica. A agência analisou o fato de que evolução fiscal depende da reforma da Previdência. Ela não discutiu crescimento ou emprego, que é o que interessa a população", afirmou. "O Congresso tem aprovado reformas importantes e demonstra que as medidas devem ser aprovadas", enfatizou.
Durante a entrevista, Meirelles ainda considerou que as reuniões no Fórum Econômico Mundial nesta semana em Davos, na Suíça, foram positivas para o Brasil. "No ano passado, existia uma expectativa positiva sobre o crescimento do Brasil, e agora já temos dados sólidos do crescimento brasileiro em 2017. Há ainda o consenso de que haverá crescimento forte em 2018, de 3,0%", concluiu.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO