Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 11 de Janeiro de 2018 às 16:52

Governo gaúcho sanciona projetos de melhoria na segurança pública

Sartori sancionou conjunto de projetos de lei da área da Segurança Pública durante cerimônia no Piratini

Sartori sancionou conjunto de projetos de lei da área da Segurança Pública durante cerimônia no Piratini


Luiz Chaves/Palácio Piratini/Divulgação/JC
O governador José Ivo Sartori sancionou, nesta quinta-feira (11), um conjunto de 18 Projetos de Lei (PLs) que buscam modernizar a estrutura das instituições da área da Segurança Pública no Rio Grande do Sul.
O governador José Ivo Sartori sancionou, nesta quinta-feira (11), um conjunto de 18 Projetos de Lei (PLs) que buscam modernizar a estrutura das instituições da área da Segurança Pública no Rio Grande do Sul.
Entre os PLs - que foram encaminhados pelo governo do Estado para a Assembleia Legislativa gaúcha em novembro do ano passado - foram aprovados pelos deputados estaduais a isenção de ICMS para compra de veículos e equipamentos, a criação do Fundo Comunitário Pró-Segurança, as normas de segurança para estabelecimentos bancários, as ações de ampliação de efetivo e o reaproveitamento de servidores.
Em nota, o Executivo gaúcho informou que as mudanças foram propostas após um ano de diagnóstico e estudos de viabilidade feitos pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) e suas corporações: Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), e Instituto-Geral de Perícias (IGP).
Entre as ações que vão resultar dos projetos sancionados, o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, citou o reaproveitamento de servidores e o chamamento de aposentados para algumas atividades. “Precisamos fortalecer a atividade-meio, não com aqueles que deveriam estar na ponta da atividade de Segurança Pública. E esses projetos vão fazer com que isso aconteça”, garantiu.
A criação do Fundo Comunitário Pró-Segurança foi lembrada pelo secretário como uma medida que vem para somar esforços. Segundo Schirmer, um grupo de empresários de Porto Alegre reuniu-se para doar cerca de R$ 10 milhões para a SSP. Parte desse recurso será encaminhada para o Fundo Comunitário e será destinada para a compra de armas e equipamentos. 
O projeto que regulamenta a segurança interna de instituições bancárias também foi citado como essencial, “não para a Segurança Pública, mas para a segurança das suas instalações, do seu patrimônio, dos seus clientes, dos seus servidores e da sua segurança interna”, reassaltou. Segundo dados da SSP, o Rio Grande do Sul, no ranking dos estados brasileiros, é o 20º em atentados a bancos, na proporção do número de agências.
O PL 279/2017, também apresentado em novembro passado, que reestrutura a SSP e cria a Subsecretaria de Administração Prisional, ainda continua em tramitação na Assembleia Legislativa.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO