Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 22 de Janeiro de 2018 às 16:26

Brizola ainda vive

Em um momento em que a política brasileira vive um descrédito profundo, são poucos os personagens da nossa história que são lembrados de maneira positiva por boa parte da população.
Em um momento em que a política brasileira vive um descrédito profundo, são poucos os personagens da nossa história que são lembrados de maneira positiva por boa parte da população.
Leonel de Moura Brizola, que no dia 22 de janeiro estaria completando 96 anos de idade, faz parte dessa minoria, respeitada e admirada por sua personalidade e coragem ao defender seus ideais.
No Rio Grande do Sul, quando foi governador, convicto da necessidade das reformas de base, institucionalizou o assentamento de trabalhadores rurais Banhado do Colégio, no município de Camaquã, que se tornou a primeira reforma agrária que deu certo no País, além de criar o maior projeto educacional que se tem notícia no mundo, pois, entre 1959 e 1963, os gaúchos viram surgir 5.902 escolas primárias, 278 escolas técnicas, 131 ginásios, que juntos somam 6.302 estabelecimento de ensino.
Em terras cariocas, ao lado de Darcy Ribeiro, construiu mais de 500 Centros Integrados de Educação (CIEPs), que mantinham as crianças o dia inteiro na escola, com atividades no contraturno.
Exilado durante boa parte do regime militar, Brizola chegou a ser candidato à Presidência no período da democratização, onde em diversos debates denunciou a influência da Rede Globo no Golpe, e também durante a ditadura, algo que acontece até hoje, só que em favor de outros "interessés".
Brizola nos deixou ideais que não podem ser ignorados nem por seus inimigos.
A defesa da educação, da soberania nacional, da cultura, da igualdade e da democracia.
Era um homem à frente do seu tempo, e continua sendo, pois Brizola vive, não só nesta data em que transcorreu o dia do seu aniversário, mas todos os dias quando pensamos nos poucos líderes como Brizola que tivemos, mas que poderemos ter se seguirmos seus passos.
Historiador e secretário-geral do Movimento Cultural Darcy Ribeiro
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO