Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 26 de Janeiro de 2018 às 08:07

Bolsas europeias operam com tom positivo, à espera de Trump e PIB britânico

Agência Estado
As bolsas europeias operam majoritariamente em alta na manhã desta sexta-feira (26), à espera de um discurso do presidente dos EUA, Donald Trump, e de novidades da economia britânica e do cenário político alemão.
As bolsas europeias operam majoritariamente em alta na manhã desta sexta-feira (26), à espera de um discurso do presidente dos EUA, Donald Trump, e de novidades da economia britânica e do cenário político alemão.
Trump fará um discurso a partir das 11h (de Brasília) em Davos, na Suíça, onde participa do Fórum Econômico Mundial. Ontem, o presidente americano declarou que o "dólar vai ficar cada vez mais forte", num comentário que ajudou a impulsionar o dólar.
Nesta manhã, porém, o dólar havia retomado a tendência de desvalorização que mostrava desde a quarta-feira, quando o Secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, afirmou que um "dólar mais fraco é bom para o comércio".
Antes disso, às 7h30min (de Brasília), o Reino Unido divulga números preliminares do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre de 2017. No terceiro trimestre, o PIB britânico teve expansão de apenas 0,4% ante os três meses anteriores, em meio à falta de entusiasmo das empresas de fazerem novos investimentos diante da perspectiva de que o Reino Unido deixe a União Europeia até março de 2019, no processo conhecido como "Brexit".
Ontem, a primeira-ministra britânica, Theresa May, se encontrou com Trump em Davos. Segundo o presidente, ele e May têm um "ótimo relacionamento".
Já na Alemanha, a chanceler Angela Merkel se reúne hoje com o líder do Partido Social-Democrata (SPD, na sigla em alemão), Martin Schulz, e outros políticos, em mais uma rodada de negociações para a formação de um governo de coalizão. O grupo conservador de Merkel venceu a eleição de setembro último, mas não conquistou maioria absoluta no Parlamento.
Às 7h (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,37%, a de Paris avançava 0,79% e a de Frankfurt ganhava 0,19%. Já os mercados de Milão e Lisboa exibiam valorização de 0,14% e 0,43%, respectivamente. Mais volátil, o índice espanhol IBEX-35 tinha leve baixa de 0,08% em Madri. No câmbio, o euro se fortalecia a US$ 1,2464 e a libra seguia a mesma direção, cotada a US$ 1,4236.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO