Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Cultura

- Publicada em 14 de Janeiro de 2018 às 22:21

Cidade da música

Festival Internacional Sesc movimenta Pelotas a partir de hoje

Festival Internacional Sesc movimenta Pelotas a partir de hoje


/FLÁVIO NEVES/DIVULGAÇÃO/JC
Serão 12 dias de uma programação intensa em Pelotas. De hoje a 26 de janeiro, o 8º Festival Internacional Sesc de Música toma conta das ruas e dos espaços culturais da cidade, reunindo músicos, alunos e a comunidade em geral. Silvio Bento, gerente de cultura do Sesc-RS, avisa que está tudo pronto. "Pelotas abraçou o festival de tal maneira que nos alegra muito", conta.
Serão 12 dias de uma programação intensa em Pelotas. De hoje a 26 de janeiro, o 8º Festival Internacional Sesc de Música toma conta das ruas e dos espaços culturais da cidade, reunindo músicos, alunos e a comunidade em geral. Silvio Bento, gerente de cultura do Sesc-RS, avisa que está tudo pronto. "Pelotas abraçou o festival de tal maneira que nos alegra muito", conta.
Serão mais de 50 espetáculos gratuitos, realizados em diversos locais do município e envolvendo toda comunidade. Também serão promovidos 24 cursos, que devem reunir cerca de 300 alunos de diferentes estados e países. Diretor artístico do evento, o maestro Evandro Matté destaca a qualidade tanto dos estudantes, que procuram os cursos, quanto dos músicos, que realizam as aulas. "Não deve em nada a qualquer evento similar na Europa, por exemplo", conta. 
Neste ano, um dos destaques é a abertura, com uma atração internacional. A apresentação de Ensemble Berlin começa às 20h30min, no tradicionalíssimo Theatro Guarany. Consagrado no mundo todo, o grupo da Alemanha possui 18 anos de estrada e irá apresentar um repertório que se equilibra entre o clássico e o moderno. A orquestra tem em seu quadro de solistas o brasileiro Luiz Filipe Coelho, que também é o primeiro violino da Filarmônica de Berlim. Ainda hoje, às 18h, a comunidade está convidada a participar do Cortejo Musical, no Largo do Mercado Público.
Uma das novidades deste ano é a utilização mais intensa da Praia do Laranjal. No sábado, dia 20 de janeiro, haverá duas apresentações na beira-mar, próximas à Arena de Esporte, a partir das 20h30min, com os grupos Sexteto Gaúcho e SpokFrevo Orquestra. Na sexta-feira, 19 de janeiro, pela primeira vez no local, a Banda Sinfônica do festival, regida por Marcelo Jardim, se apresenta às 20h30min.
Conforme Bento, a pedido do público, volta a oficina de choro. No curso, serão trabalhados seis instrumentos: violão, sopros, acordeão, bandolim, percussão e cavaquinho com o auxílio de professores renomados, como Mathias Behrends Pinto, coordenador da Oficina de Choro Santander Cultural. A programação inclui também apresentações do Grupo de Choro.
Outra novidade em 2018 é a programação no domingo, 21 de janeiro. Das 16h às 20h30min, a rua Lobo da Costa (em frente ao Theatro Guarany) receberá atividades da "Rua do Festival". Estão previstas diversas atrações musicais com performances de alunos e apresentações de música de câmara. A programação da tarde inclui também opções de gastronomia.
Consagrada, a série Festival na Comunidade segue levando a música a diversos locais públicos e instituições sociais de Pelotas. Hospitais, escolas, asilos e centros comunitários são alguns dos roteiros traçados para receber espetáculos.
Além disso, neste ano, o evento amplia a participação de alunos oriundos de projetos sociais nas aulas e apresentações. Participam grupos formados a partir de projetos do Sesc de Minas Gerais, Piauí e Sergipe, além da Orquestra do Areal, de Pelotas.
O festival comemora em 2018 o Centenário do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas, importante e tradicional espaço de formação da música de concerto. Uma exposição que conta os 100 anos de história da instituição já pode ser conferida no Mercado Público da cidade e fica aberta para visitação até o encerramento do evento. Além disso, hoje, às 19h, a Bibliotheca Pública Pelotense recebe um recital de piano e canto em homenagem ao Conservatório, aberto ao público.
Embora gratuitas, as entradas são limitadas para quem quiser conferir as apresentações que ocorrem no Theatro Guarany - é necessária a retirada antecipada de ingressos. A organização sugere a doação de 1kg de alimento não perecível - eles serão direcionados a entidades sociais cadastradas junto ao Programa Mesa Brasil Sesc.
Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Theatro Guarany (rua Lobo da Costa, 489). A programação completa está em www.sesc-rs.com.br/festival.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO