Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Colunas#Intervalo - Vieira da Cunha

- Publicada em 07 de Janeiro de 2018 às 22:40

O que não vai acontecer em 2018

Pollitt: atenção para o que vale mesmo

Pollitt: atenção para o que vale mesmo


/COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
Colaborador do HuffPost e do Guardian, Chad Pollitt é considerado um dos maiores influenciadores de mídia no mundo. Pois ele fez uma lista de previsões que devem ser ignoradas porque não vão se realizar. Algumas delas, que flutuam em nosso ambiente:
Colaborador do HuffPost e do Guardian, Chad Pollitt é considerado um dos maiores influenciadores de mídia no mundo. Pois ele fez uma lista de previsões que devem ser ignoradas porque não vão se realizar. Algumas delas, que flutuam em nosso ambiente:
# Marketing de voz será um diferencial
Embora este canal seja muito intrigante e pareça promissor para o futuro, está longe para adoção significativa em qualquer departamento de marketing.
# Império dos blogs decairá em favor da ascensão dos vídeos
A adoção de vídeo cresce e se torna mais barata, mas é ilusão pensar que acabará com os blogs. Com mais de 2 milhões de postagens escritas todos os dias, 2018 não será o ano em que as marcas começam a fazer vídeos em vez de blogs: farão ambos.
# Pop-Ups vão desaparecer
Todos odeiam pop-ups, mas eles vão continuar por uma simples razão: funcionam. Em 2016, o Google anunciou que começaria a penalizar sites que usassem essa ferramenta, mas isso não impedia que alguém as usasse.
# Twitter vai encolher e morrer aos poucos
Embora seja verdade que o crescimento da base de usuários do Twitter foi estagnado, particularmente em comparação com outras plataformas sociais de alto crescimento, isso não altera o fato de ainda ter mais de 330 milhões de usuários ativos que enviam mais de 500 milhões de tweets por dia.
# Instagram superará todos os outros canais sociais
Não, não vai. Terá que superar o YouTube e o Facebook primeiro. Para realmente competir com o YouTube em relação a dólares publicitários, teria mais do que duplicar sua base de usuários. Para superar o Facebook, quase teria que triplicar sua base de usuários. Nada disso acontecerá em breve.

Histórias de um verão

De 19 a 21 deste mês, 12 influenciadores digitais serão reunidos em uma casa em Xangri-lá, no projeto intitulado Creators, com o objetivo de produzir em conjunto conteúdos para suas plataformas digitais. Dentro de temas como gastronomia, entretenimento, saúde e moda, a ideia é que realizem ações qualificadas de marketing de influência para marcas nacionais e internacionais. O projeto tem curadoria de João Finamor, mestre em Design e especialista em Mídias Digitais, que aposta alto na iniciativa: "É um time diversificado, único e com público engajado que promete movimentar as redes e fazer história no verão gaúcho".

O mundo é dos digitais

Os dados ainda não estão fechados, mas 2017 viu se realizar algo em que poucos acreditavam: pela primeira vez, a compra de mídia digital superou a de TV, de tal modo que o digital tomou a dianteira em termos de publicidade no mundo inteiro. Alcançou um market share de 40%, o que representa a movimentação de 202 bilhões de dólares, enquanto a venda de mídia para TV gerou cerca de U$186 bilhões, com um market share de 36%, de acordo com uma pesquisa do IPG Mediabrands Magna. Até 2021, a empresa estima que a compra de mídia no digital ocupará um share de 50%, movimentando US$ 299 bilhões, enquanto a TV estagnará em US$ 195 bilhões e um share de 33%. A projeção indica que a maioria destas vendas de mídia digital será gerada por impressões mobile.

Tá ligado

O professor e consultor Stefan Ligocki conduzirá de hoje a quarta-feira o curso Marketing Pessoal Digital: LinkedIn e outras Redes Sociais. Sua proposta é ensinar a construir, fortalecer e promover uma imagem pessoal relevante no ambiente digital para conquistar posição no mercado de trabalho, impulsionar a carreira ou atrair mais clientes. A capacitação ocorrerá das 19h às 22h30, na ESPM-Sul, e as inscrições para o workshop podem ser feitas diretamente no site http://bit.ly/mktpessoaldigitalespmpoa.
 

Gente

Márcio Callage

Márcio Callage


CRISTINA LIMA/FAMECOS/PUCRS/DIVULGAÇÃO/JC
O publicitário Márcio Callage retornou a Porto Alegre e a seu antigo ninho: assumiu a direção de Marketing da Azaleia, função até então exercida por Rafael Gouveia, que passou a ser diretor Corporativo de Operações. Márcio era gerente de Marketing da Olympikus em 2010, quando saiu para ser sócio da extinta DM9Sul, em Porto Alegre. Em 2017 esteve em São Paulo, atuando como diretor-executivo e CCO da CuboCC.

Parceiros

  • ZAPATA FILMES lançou o teaser da série Desertores (The Last Defectors), que acompanha um grupo de cinco jovens dotados de habilidades sobre-humanas. A produção tem a língua espanhola como idioma original e Los Angeles, na Califórnia, como local. A produtora gaúcha passou a atuar nesta cidade desde a entrada do sócio e produtor-executivo, Douglas Limbach. Para saber mais sobre o filme, o endereço é facebook.com/thelastdefectors.
  • VOE IDEIAS, agência de live marketing com filiais em Porto Alegre e Florianópolis, conquistou a conta da Festa da Uva, de Caxias do Sul. Para atender à demanda, a empresa abrirá uma filial na cidade serrana. De acordo com representantes da VOE, a parceria é resultado de uma bem-sucedida entrada no mercado gaúcho em outubro de 2016, quando abriu escritório após conquistar a conta do Sebrae/RS.

Agências

Liv apresenta 
o talk show 
De Carona 
com a Liv

Liv apresenta o talk show De Carona com a Liv


/COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
W3haus criou o programa "De Carona com a Liv" para a plataforma "Petrobras de carona com elas". O talk show estrelado por uma youtuber de cinco anos mostra que as mulheres podem dirigir o que elas quiserem, desde um carrinho de brinquedo até uma grande empresa.
3yz explorou a ideia de manter o estilo de vida saudável para desenvolver campanha da COM/TEM, marca de sucos da Fruki. Sob o mote "Natural para a vida real", a agência busca reforçar o posicionamento da linha de bebidas no Verão.
Global desenvolveu a campanha natalina do Sindilojas Porto Alegre, que decorou cerca de mil lojas da Capital e de Alvorada. A ação teve kits decorativos, jingle de rádio, mídia digital, mídia externa e TV.

By the way...

... a grande incerteza deste início de 2018 cerca o bitcoin: afinal, a criptomoeda é ou não uma bolha? Quem souber a resposta, favor se manifestar.
 

Perfil


FABIANO DO AMARAL/CP/DIVULGAÇÃO/JC
O perfil publicado nesta semana por Coletiva.net é do comunicador Orestes de Andrade.