Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 25 de Janeiro de 2018 às 23:42

O recomeço


MARCO QUINTANA/JC
Não terminou na quarta-feira. De todas as manifestações feitas, nesta quinta-feira, em São Paulo, por lideranças sindicais, do PT, do MST e de outros grupos, nenhuma foi menos do que radical. Todos pregaram a desobediência civil, a luta nas ruas com ameaças explícitas, que já não podem mais ser traduzidas como reflexo imediato após a decisão do TRF-4. É beligerância pensada. Pularam o muro. 
Não terminou na quarta-feira. De todas as manifestações feitas, nesta quinta-feira, em São Paulo, por lideranças sindicais, do PT, do MST e de outros grupos, nenhuma foi menos do que radical. Todos pregaram a desobediência civil, a luta nas ruas com ameaças explícitas, que já não podem mais ser traduzidas como reflexo imediato após a decisão do TRF-4. É beligerância pensada. Pularam o muro. 

Tampinha reciclável

O programa Tampinha Legal, iniciativa do Congresso Brasileiro de Plástico com patrocínio da Braskem, vai distribuir, até o final do veraneio, 30 andadores infantis de PVC para ajudar a tornar realidade o sonho do banho de mar para crianças cadeirantes. O programa já arrecadou 15 milhões de tampinhas de plástico, o que dá 30 toneladas de material reciclável. 

Por falar em radicalismo...

...se o povo, esse ente sempre tão invocado à toa, estivesse mesmo disposto a lutar nas ruas, teria lutado após a votação no TRF-4 na quarta-feira. Não lutou. 

Historinha de sexta *

Estava o cordeiro a beber água no riacho que descia em uma encosta quando viu que o lobo o observava, ele e sua alcateia. 
Você aí! Estás sujando a água que eu bebo com mentiras a meu respeito. Isso é perseguição!
Mas não pode! Como posso sujá-la se o senhor está bem acima da correnteza? - respondeu o cordeiro.
Você agita a água falando mal de mim!
A alcateia aplaudiu com entusiasmo.
Seu lobo, se a água está assim é porque o senhor mesmo a agitou.
Conversa. Você está mentindo e por isso vai ser castigado!
Ato contínuo devorou o cordeiro.
Moral da história: para o lobo, a culpa sempre é dos outros.
(*) com licença de Jean de La Fontaine

Beneficência Portuguesa, o início I


CLAITON DORNELLES/JC
O leitor Antonio Saraiva cedeu à página um precioso exemplar do livro A Beneficência Portuguesa, de Walter Spalding, editado em 1954, ano do centenário de fundação, e que conta a história da instituição criada por luso-brasileiros. Há riqueza de detalhes, como nomes dos benfeitores e sócios, cirurgias, balanços etc.

Beneficência Portuguesa, o início II

O historiador Walter Spalding detalha com precisão os números do hospital. De 1950 a 1953, por exemplo, foram realizadas 16.268 cirurgias de associadas do Beneficência e particulares. Nesses três anos aludidos, o hospital e o ambulatório registraram mais de 264 mil injeções aplicadas, o que é um espanto.
 

Posse na Ajuris

No dia 1º de fevereiro, a juíza Vera Deboni será empossada na presidência da Ajuris. Será a segunda mulher a ocupar o cargo em 73 anos de história da entidade. No mesmo dia, a primeira mulher que presidiu a Ajuris, Denise Oliveira Cezar, assumirá como corregedora-geral da Justiça.

Miúdas

DEPOIS de dois dias silentes, a Capital voltou ontem à azáfama de costume.
TEMOR de que Lula (PT) aproveite sua viagem para o exterior e fique por lá tem 99,9% de chance de ser improcedente.
NÃO só o número de manifestantes pró-Lula foi menor que o previsto. O MBL fez fiasco, nem sombra dos atos de 2017.
MAIORIA silenciosa estaria - no popular - de saco cheio de ver prejudicado seu ir e vir?

Finais

AGÊNCIA Global assume, dia 1, a conta integral de comunicação da Universidade Feevale. ASSOCIAÇÃO Leopoldina Juvenil completa, neste ano, 155 anos de fundação. CARLOS Mesa, ex-presidente da Bolívia, estará no Fórum da Liberdade do IEE dias 9 e 10 de abril/Centro Eventos da Pucrs. PARCEIROS Voluntários assina nesta sexta-feira, às 10h, acordo com a Ufrgs para aprimorar metodologia de gestão.