Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 21 de janeiro de 2018.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 22/01/2018. Alterada em 21/01 às 20h49min

Efeitos da bailanta

CHRISTIAN FREIRE ALBRECHTC/DIVULGAÇÃO/JC
O nome da empresa de ônibus de Alegrete é uma expressão gauchesca que nem sempre o urbano sabe o que significa. Polvadeira, expressão antiga, origina-se de poeira que os casais levantam quando dançam nos bailes em salões improvisados de chão batido e até em brigas. Alguns dicionários registram outras definições, mas a expressão é bem nossa e ponto. A questão é se esta semana vai ter muita polvadeira em Porto Alegre ou se a bailanta vai ser comportada.

Dor de cabeça

Nenhum mandatário terá tanta proteção quanto o ex-presidente Lula (PT) amanhã, em Porto Alegre, se ele vier mesmo. É a chamada dor de cabeça definitiva para qualquer agente dos corpos de segurança e serviço secreto mundo afora. Se ele torcer o pé ou quebrar uma unha que seja, a teoria da conspiração vai bombar mais que barril de chope na Oktoberfest.

Eu sabia?

De novo levantam a tese fraquinha do "eu não sabia". Quando uma refinaria de petróleo é comprada por oito ou 10 vezes o que custa e ninguém sabia é confissão de incompetência gerencial absoluta. É pior que saber.

Dois pesos

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB) foi levado acorrentado e algemado da prisão da Lava Jato para o Instituto Médico Legal. Se fosse um criminoso da pior espécie, haveria uma montanha de protestos.

Marketing caseiro

Em vez de contratar atrizes e atores para batizar óculos, a Óptica Foernges optou por uma solução caseira para sua nova coleção, em parceria com a Preza, para festejar os 123 anos de fundação. São quatro modelos, cada um com o nome de uma das personalidades da família que tocaram a longeva empresa nesses anos todos.

Museu Farroupilha

As obras para a reabertura do Museu Farroupilha de Triunfo já começaram, com supervisão da Secretaria de Coordenação e Planejamento da prefeitura, informa a secretária, Cássia Andréa Azevedo Kuhn. O Museu Farroupilha, localizado na casa onde nasceu Bento Gonçalves, está fechado há nove anos.

O baixinho esperto...

Kim Jong-un é muito esperto. O deus da Coreia do Norte premeditou, de forma arguta, a participação de atletas norte-coreanos nas Olimpíadas de Inverno na Coreia do Sul. Devem ter treinado e escolhido os melhores entre os melhores. Se eles vencerem, Kim pode cantar de galo e dizer que fabrica competidores melhores que o capitalismo. Teria repercussão mundial por décadas. A implodida União Soviética já fazia isso.

...e a vitória do americano

Há uma anedota dos tempos da Guerra Fria que ilustra bem a rivalidade entre URSS e Estados Unidos. Para decidir de vez quem era o melhor atleta, promoveram uma corrida de 100 metros rasos entre um americano e um soviético. O americano venceu por larga margem. A manchete do jornal Pravda, órgão oficial do PC: "Soviético tira segundo lugar, e o americano, o penúltimo".

Ânimos acirrados

Com a crise das finanças da Cotrijui, sobrou para a imprensa. Cinegrafista da TV Ijuí que filmava produtores reclamando pagamentos na entrada da cooperativa foi constrangido por seguranças e ameaçado de ter seu equipamento "confiscado" caso continuasse a filmagem.

Miúdas

  • NÃO só a militância petista do Interior virá em caravanas de ônibus. O lado contrário também vem em bloco.
  • CAIXA endurece regras para escolha dos seus dirigentes. Depois da porta arrombada, tranca de ferro.
  • DEPÓSITO de celulares da Claro foi assaltado pela terceira vez em quatro meses. Facilidade como essa é o ouro do bandido.
  • COMO é que alguém com passado e presente de epilepsia consegue tirar carta de motorista?
  • NEUTRO é quem já se decidiu pelo mais forte (Max Weber, pai da Sociologia).

Finais

PIQUINIQUE no Lago Negro de Gramado é o novo serviço do Restobar da Caracol Chocolates. TEMA do 31º Fórum da Liberdade do IEE será A Voz da Mudança, nos dias 9 e 10 de abril. COOPERATIVA Garibaldi comemora, hoje, 87 anos de existência.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia