Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Empresas & Negócios

- Publicada em 15 de Janeiro de 2018 às 13:11

Europa foca na retomada


FREEPIK.COM/DIVULGAÇÃO/JC
Dez anos após o início da crise internacional, a economia da União Europeia (UE) enfim dá sinais de recuperação plena e sustentável, encerrando uma década perdida. Essa é a análise de um número crescente de analistas, impressionados não só com o crescimento médio de 2,7% obtido pelos 28 países da UE em 2017, mas com os sinais de que a atividade se acelera. Entre os fatores internos mais decisivos estão a recuperação da França, da Itália e da Espanha, e a saúde da indústria e do consumo, que aumenta o nível de emprego.
Dez anos após o início da crise internacional, a economia da União Europeia (UE) enfim dá sinais de recuperação plena e sustentável, encerrando uma década perdida. Essa é a análise de um número crescente de analistas, impressionados não só com o crescimento médio de 2,7% obtido pelos 28 países da UE em 2017, mas com os sinais de que a atividade se acelera. Entre os fatores internos mais decisivos estão a recuperação da França, da Itália e da Espanha, e a saúde da indústria e do consumo, que aumenta o nível de emprego.
Há 10 anos, a Europa começava a viver a pior crise da zona do euro, consequência da turbulência global dos mercados financeiros e do início da depressão na Grécia, em 2008. Durante anos, os acadêmicos mais pessimistas, como o prêmio Nobel de Economia Joseph Stiglitz, apostaram no fim iminente da moeda única - o norte-americano continua a acreditar que se trata de uma "questão de tempo". Porém os indícios vão no sentido oposto. Passada a crise das dívidas na União Europeia, que levou ao precipício Grécia, Portugal e Irlanda, socorridos por Bruxelas e Fundo Monetário Internacional (FMI), e que ameaçou desmoronar os sistemas financeiros da Espanha e da Itália, todos indicadores do bloco passaram para o azul.
O otimismo - ainda que moderado - é tão presente que mesmo membros do diretório do Banco Central Europeu (BCE), como o francês Benoit Coeuré, não escondem a admiração com o melhor desempenho econômico em quase duas décadas. "Em termos de solidez e equilíbrio, é até mais forte que nos anos 1999-2000", afirmou. A boa notícia é que, embora sejam beneficiados por fatores externos favoráveis, os países da UE se veem, pela primeira vez na década, em uma trajetória virtuosa. Iniciada ainda em 2014, a retomada, antes desequilibrada e instável, se generalizou. Grandes economias consideradas estagnadas, ou próximas da estagnação, como França e Itália, dois motores da zona do euro, aceleraram.
Sempre moderada em suas previsões, a Comissão Europeia estima que o crescimento médio em 2017 tenha chegado a 2,2% - índice bem razoável para países do bloco, e bastante superior ao 1,8% de 2016. Até a Grécia, antes quebrada e à beira do abismo, voltou a crescer, com 1,6% no ano passado. "Os resultados da economia europeia em 2017 são claramente melhores do que o previsto em razão da resiliência do consumo privado, do reforço do crescimento mundial e do recuo do desemprego", afirmou a Comissão Europeia em sua análise conjuntural.
Além disso, os prognósticos para 2018 são ainda mais positivos e põem fim à década perdida da Europa. "O ano de 2018 deverá ser o ano em que o PIB da zona do euro retomará o nível que deveria ter atingido se a crise não tivesse existido", diz Mathilde Lemoine, economista-chefe do banco Edmond de Rothschild.
A Espanha, quarta economia da zona do euro, deverá desacelerar por fatores internos conjunturais, como a Catalunha, mas ainda assim crescerá 2,5%. Portugal, Alemanha e o conjunto da zona do euro devem registrar avanço de 2,1%, enquanto a França deverá crescer 1,7% - as projeções do governo são mais otimistas, da ordem de 1,9% a 2,0%. Já a Itália, que vinha de uma sequência recessiva de três anos, crescerá pelo menos 1,3%. Com mais crescimento, o nível de empregos vem melhorando em toda a zona do euro, que criou 7 milhões de vagas desde 2013, retornando em 2017 ao nível pré-crise.
Em sua história mais recente, há cerca de um ano, temores sacudiram a ideia de uma Europa integrada. O Reino Unido iniciou o processo de saída da União Europeia, o Brexit, candidatos populistas e eurocéticos surgiram aos montes, e partidos extremistas ganharam força nas eleições de França e Alemanha. No entanto, o cenário se mostrou menos catastrófico do que muitos esperavam, e o continente seguiu em recuperação econômica. Neste cenário, analistas e autoridades apontam que a visão de um continente unido deve ganhar impulso em 2018, desde que lideranças das principais economias da região consigam equilibrar forças.
A vitória do social-liberal Emannuel Macron na França trouxe mudanças para a perspectiva da zona do euro, com a apresentação do projeto de reformas para aprofundar os laços do bloco comum. Entre as propostas do presidente francês está a criação de um cargo de ministro das Finanças da zona do euro e um Orçamento comum. Também inclui a harmonização das forças de segurança, um imposto corporativo sobre empresas de tecnologia, como Facebook e Google, e a criação de uma agência para lidar com a crise de refugiados.
Para que o projeto se torne uma realidade, é essencial a cooperação da Alemanha - a outra metade do chamado "motor franco-alemão", o coração da zona do euro. Entretanto, o impasse na formação de um governo em Berlim após as eleições de novembro do ano passado representa um grande obstáculo para os planos do líder francês.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO