Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 25 de dezembro de 2017.

Jornal do Comércio

Opinião

COMENTAR | CORRIGIR

artigo

Notícia da edição impressa de 21/12/2017. Alterada em 25/12 às 19h14min

Desburocratização do Brasil em 2018

Fernanda Thomasi
Em época de final de ano, começam as retrospectivas e o início dos planos futuros. Para muitos brasileiros, a simplificação dos processos empresariais, tornando-os condizentes com a realidade do Brasil, tem sido a principal meta do novo ano.
Em um país onde o empreendedorismo é parte relevante do desenvolvimento e crescimento econômico, ainda mais após períodos obscuros de "recessão técnica" e constantes contrações do PIB, é inadmissível estarmos sujeitos a tantas formalidades e burocracias que norteiam a abertura de empresas e seus desenvolvimentos operacionais.
No Brasil, o tempo despendido para abrir uma empresa e ela passar a operar é de 80 dias. Pasmem, países como México e África do Sul são mais eficientes nesse quesito. A complexidade tributária também contribui para sermos um país com um ambiente de negócios hostil, confuso e de difícil acesso. Pesquisa realizada recentemente apontou que Porto Alegre está perdendo posições em ranking que mede a facilidade para abrir e desenvolver empresas em centros urbanos.
Sua posição ficou muito abaixo da de Florianópolis e Curitiba, capitais da região Sul. Portanto, precisamos urgentemente unir forças e pensar no que realmente contribuirá para o crescimento do nosso País. Nesse contexto, acaba de ser lançada, pela Endeavor Brasil, uma campanha para desburocratizar o Brasil. O objetivo da campanha "Burocracia Para Tudo" é criar um grande movimento pela desburocratização. Em 2018, precisamos disto: empresários, gestores públicos, cidadãos, todos olhando na mesma direção, engajados em transformar o cenário do País.
Advogada
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia