Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 12 de dezembro de 2017.

Jornal do Comércio

Geral

COMENTAR | CORRIGIR

Infraestrutura

Notícia da edição impressa de 13/12/2017. Alterada em 12/12 às 22h32min

Largo dos Açorianos recebe concretagem no espelho d'água

Expectativa é terminar revitalização até fevereiro do próximo ano

Expectativa é terminar revitalização até fevereiro do próximo ano


/MARCELO G. RIBEIRO/JC
Isabella Sander
Após quase dois anos do início das obras, parece que agora a revitalização do Largo dos Açorianos será realmente concluída. Ontem, cerca de 20 operários trabalhavam em ambos os lados do espaço. A parte do espelho d'água em frente ao Largo Zumbi dos Palmares (espelho 2) já recebeu concretagem. O mesmo será feito na parte onde há a Ponte de Pedra (espelho 1). A previsão é entregar o local revitalizado até fevereiro de 2018.
O foco principal, neste momento, está no espelho 2. Entre os dois lados dele, haverá uma passagem de altura, o que demanda uma complexidade maior na execução do trabalho, com colocação de bombas hidráulicas funcionando em tempo integral.
Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), em ambos os lados foram finalizadas as fases de limpeza e retirada de material orgânico, bem como o reforço do solo com pedras e geogrelhas. A Ponte de Pedra também foi terminada. Agora, está sendo realizada a base do espelho 2 com britas e concreto magro. Também estão sendo trabalhadas as formas e armaduras das bordas e paredes. A base de concreto aparenta estar quase pronta para receber água.
O espelho 1 ainda está passando por escavações. Depois, será feito o estaqueamento no espaço, para, então, ser colocada a estrutura pré-moldada de concreto, que está mantida em depósito, devido ao seu tamanho. A colocação está prevista para ser feita ainda em dezembro.
Depois da conclusão desse processo, será realizada a instalação da rede hidráulica e da elétrica, e serão colocadas arquibancadas, bancos e passeio público. Por último, ocorrerá o plantio da vegetação, uma vez que as plantas poderiam sofrer avarias durante a obra.
O custo total da revitalização do Largo dos Açorianos é de R$ 4,6 milhões, oriundos do Fundo Pró-Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre. O trabalho está sendo executado pela empresa vencedora da licitação, Elmo Eletro Montagens Ltda.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia