Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Mundial de Clubes

- Publicada em 10 de Dezembro de 2017 às 21:34

Grêmio entra na reta final de preparação para a estreia

Portaluppi confia no padrão de jogo gremista

Portaluppi confia no padrão de jogo gremista


LUCAS UEBEL/GRÊMIO FBPA/DIVULGAÇÃO/JC
Depois de um ano inteiro de trabalho, o técnico Renato Portaluppi não tem muito mais o que fazer para preparar a equipe do Grêmio que irá encarar os mexicanos do Pachuca amanhã, às 15h, pelo jogo semifinal do Mundial de Clubes. Agora, o que resta fazer são algumas adaptações no jogo tricolor com vistas ao adversário, que, no sábado, bateu os marroquinos do Wydad Casablanca por 1 a 0 na prorrogação.
Depois de um ano inteiro de trabalho, o técnico Renato Portaluppi não tem muito mais o que fazer para preparar a equipe do Grêmio que irá encarar os mexicanos do Pachuca amanhã, às 15h, pelo jogo semifinal do Mundial de Clubes. Agora, o que resta fazer são algumas adaptações no jogo tricolor com vistas ao adversário, que, no sábado, bateu os marroquinos do Wydad Casablanca por 1 a 0 na prorrogação.
Portaluppi comandou ontem o primeiro treino tático desde que a delegação chegou a Al Ain, nos Emirados Árabes. Depois de realizar duas atividades abertas para os jornalistas na sexta-feira e no sábado, o treinador optou, desta vez, por uma movimentação fechada.
Antes do início dos trabalhos, alguns jogadores falaram com os jornalistas sobre o adversário da estreia no Mundial. O goleiro Marcelo Grohe disse que a preocupação maior está em manter o elenco calmo às vésperas do confronto. "Olhamos o jogo do Pachuca, conseguimos analisar. Temos que controlar a ansiedade para que possamos desenvolver nosso jogo que nos deu o título da Libertadores da América", falou.
O lateral-esquerdo Marcelo Oliveira também analisou o adversário. "O Pachuca é uma equipe forte coletivamente, vimos detalhes de movimentação e, a partir de agora, vamos estudar bastante o estilo de jogo deles", garantiu. O atacante Lucas Barrios, por sua vez, destacou a velocidade e a força do Pachuca. "Eles têm jogadores rápidos, joguei no México, sei como eles pensam dentro de campo. Estamos muito concentrados. Acabou a comemoração. Agora estamos focados nesta semifinal", destacou.
Artilheiro do Grêmio na Libertadores com oito gols marcados, Luan destacou a perda do volante Arthur, que sofreu uma lesão na final do torneio e não viajou com o elenco para a disputa do Mundial. "Claro que sentimos falta dele aqui, porque participou de todo ano conosco, mas temos total confiança em quem vai entrar no seu lugar. Todos têm qualidades, e vamos apoiar quem for o escolhido", afirmou.
No treino deste domingo, Portaluppi não deu pistas do substituto. O mais provável é que Michel entre na vaga de Arthur. O volante Maicon corre por fora na briga pela posição. O treinador gremista, em entrevista ao canal do clube, também analisou o adversário de amanhã. O comandante considera o duelo difícil, mas disse que seu grupo tem bastante consciência do que deve ser feito após vencer a Copa Libertadores. "Uma semifinal é sempre muito difícil. Às vezes, você vê uma partida de um adversário, não vê tanta qualidade, ou, de repente, a equipe não jogou tão bem. Mas todo mundo quer ganhar do Grêmio, todo mundo quer ganhar do Real Madrid. Então, pode ter certeza, essa semifinal vai ser bastante difícil", afirmou. "Por outro lado, fico um pouco mais tranquilo, porque tenho um grupo bastante consciente, responsável. Assistimos ao jogo juntos, e eles sabem exatamente o que deve ser feito. Até porque, se nós vencemos a Libertadores de uma maneira, não tem por que mudar", complementou o treinador.

Mexicanos têm destaque japonês e goleiro veterano

A comissão técnica e o grupo do Grêmio começaram a colocar em prática, no treino de ontem, as estratégias para superar o Pachuca amanhã. O meia japonês Honda, 31 anos, é uma das maiores preocupações. "Acho que todo mundo ficou bem ligado. É sempre importante estudar ao máximo o adversário, tentar coletar o máximo de informações para que, na hora do jogo, de repente, tiremos uma vantagem sobre isso. É um time com uma transição muito rápida, o Honda é um grande jogador, flutua bastante pelo meio campo", disse o lateral direito Edílson.
Outro atleta que merece a atenção dos gremistas é o goleiro Oscar Pérez. O arqueiro, de 44 anos, já se tornou uma celebridade pela idade avançada e por ser considerado baixinho para a função, com 1,72 m.
Marcelo Grohe acredita que ele tem méritos e elogia o colega de posição. "Acho que, se ele joga com essa altura, é porque tem qualidade e pode suprir a falta de altura com outras situações. Certamente, ele tem uma impulsão boa, recursos técnicos para superar isso."

Real Madrid chega ao Mundial sem baixas no elenco

O técnico Zinedine Zidane relacionou todo o elenco do Real Madrid para o Mundial de Clubes dos Emirados Árabes. Até o zagueiro Raphael Varane e o atacante Gareth Bale, que se recuperam de problemas físicos, viajaram com a delegação do clube espanhol.
Varane se recupera de uma lesão muscular, enquanto Bale sofre com dores na panturrilha esquerda. Zidane não confirmou se a dupla terá condições de entrar em campo para defender o título conquistado pelo Real no ano passado.
A delegação partiu de Madri rumo aos Emirados Árabes na noite de sábado, poucas horas após golear o Sevilla por 5 a 0, pelo Campeonato Espanhol, um resultado que manteve a equipe na quarta colocação. Assim como o Grêmio, o Real Madrid fará sua estreia no Mundial direto nas semifinais. A partida será contra o anfitrião Al Jazira, na próxima quarta-feira, em Abu Dhabi.