Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 21 de Dezembro de 2017 às 08:02

Após reforma nos EUA e anúncio do BoJ, bolsas asiáticas fecham sem direção única

Agência Estado
As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta quinta-feira (22), à medida que os investidores digeriram a aprovação da reforma tributária nos EUA e a decisão do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) de manter sua política monetária inalterada.
As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta quinta-feira (22), à medida que os investidores digeriram a aprovação da reforma tributária nos EUA e a decisão do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) de manter sua política monetária inalterada.
Ontem, os deputados americanos deram seu aval ao projeto de reforma tributária do governo Trump, que poderá gerar cortes de impostos no valor de US$ 1,5 trilhão ao longo de uma década. A aprovação era esperada e já tinha sido precificada por ativos negociados na Ásia.
Também como se previa, o BoJ anunciou nesta madrugada que irá manter suas agressivas medidas de estímulos monetários e não deu qualquer indicação de que poderá elevar juros no próximo ano, como vinha se especulando nas últimas semanas. Em coletiva que se seguiu à decisão, o presidente do BC japonês, Haruhiko Kuroda, voltou a reiterar que a instituição continua bem distante de sua meta de inflação de 2%.
Em Tóquio, o índice Nikkei caiu 0,11% hoje, a 22.866,10 pontos, pressionado por realização de lucros com ações de bancos japoneses.
Na capital sul-coreana, Seul, o Kospi sofreu expressiva queda de 1,72%, a 2.429,83 pontos, atingindo o menor nível desde o fim de setembro, em meio à fraqueza da Samsung Electronics (-3,4%). O dia também foi de perdas em Taiwan, com baixa de 0,15% do Taiex, a 10.488,97 pontos.
Por outro lado, os mercados da China terminaram a sessão com ganhos, apesar de uma reunião anual de líderes ter reforçado ontem a disposição de Pequim de conter riscos sistêmicos, principalmente no setor financeiro. O Xangai Composto subiu 0,38%, a 3.300,06 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 0,72%, a 1.905,05 pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng teve alta de 0,45%, a 29.367,06 pontos.
O filipino PSEi também teve desempenho positivo em Manila, com ganho de 0,19%, a 8.378,28 pontos.
Na Oceania, a bolsa australiana ficou no vermelho, interrompendo uma sequência de três sessões de alta. O S&P/ASX 200 recuou 0,25% em Sydney, a 6.060,40 pontos, influenciado pela queda de papéis de grandes bancos domésticos e de concessionárias de serviços públicos.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO